Últimas Notícias

Surto Opina: Sorteio não ajuda e Brasil terá "finais" na 1ª fase do vôlei masculino em Paris 2024

Bernardinho retornou ao comando da equipe brasileira para os Jogos de Paris-2024. - Foto: Volleyballworld


Tivemos nesta quarta-feira (26), o sorteio para a formação dos grupos do Vôlei Masculino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A posição da Seleção Brasileira no pote 2 indicava que alguns dos seus principais concorrentes estariam no seu caminho logo na primeira fase, e assim aconteceu, com Itália e Polônia na mesma chave, mas com o alívio da presença do pior colocado do pote 3, o Egito, que pode dar uma segurança de classificação para nossa seleção.

 

O Brasil atualmente é o sexto colocado no ranking mundial e estará no Grupo B. Mesmo que tenha as dificuldades esperadas para vencer italianos e poloneses, nosso outro adversário é o Egito, 19º colocado no ranking e que deve ser presa fácil em uma chave com tantas potências da modalidade. Neste caso, uma vitória brasileira contra os africanos por 3 sets a 0 deve garantir a Seleção Brasileira na próxima fase, na pior das hipóteses, como uma das melhores terceiras colocadas.

 

Brasil e Itália é o jogo chave deste grupo. Com histórico de superioridade nos confrontos pra nossa seleção, inclusive com a medalha de ouro conquistada pelos brasileiros nos Jogos do Rio 2016, o último encontro entre as duas seleções ficou marcada pela vitória italiana no tie-break, em partida que fechou a primeira semana da Liga das Nações, no Maracanãzinho, dando dimensão da dificuldade do confronto. A partida em Paris-2024 deve ser decisiva para um melhor chaveamento de mata-mata para os brasileiros e a vitória será fundamental.

 

A partida mais difícil para a seleção brasileira sem dúvidas será o confronto contra a Polônia, líder do ranking mundial uma das favoritas ao ouro olímpico e que vem de uma fase classificatória na Liga das Nações em que foram derrotadas apenas duas vezes em doze jogos, mesmo rodando a equipe em alguns momentos. Os poloneses encaram o Brasil logo mais pela Liga das Nações (15h do dia 27/06) e será um bom termômetro do que nos espera em Paris-2024.

 

No Grupo A é possível que tenhamos as partidas mais equilibradas destes Jogos Olímpicos. A anfitriã França e a equipe do momento Eslovênia, líder da Liga das Nações, inicialmente seriam as mais indicadas para as primeiras posições do grupo mas Canadá, que recentemente fez 3-0 no Brasil, e a Sérvia, última a garantir um lugar em Paris, devem fazer jogos bem equilibrados contra os favoritos, deixando escapar pontos e podendo até complicar a classificação do terceiro colocado entre os melhores.

 

O Japão surpreendeu nas últimas rodadas da Liga das Nações e subiu no ranking mundial, chegando a vice-liderança e se garantindo como o cabeça de chave do Grupo C. Seu principal adversário será a equipe dos Estados Unidos, que mesmo sem atravessar o seu melhor momento, deve se classificar com tranquilidade para a fase de mata-mata. A Argentina chega em um último ciclo de alguns de seus atletas e já demonstraram poder para brigar entre os melhores, podendo brigar pela segunda posição no grupo. Por fim, a Alemanha que conseguiu uma classificação inesperada para Paris sabe que para ter alguma chance neste grupo precisará reencontrar aquele voleibol jogado no Pré-Olímpico.

 

O vôlei masculino em Paris será disputados entre os dias 27 de julho a 10 de agosto.


1 Comentários

  1. Matilde Guimarães27/7/24 7:18 PM

    Analisando os fatos Paulo Cesar mostrou a importância da forma que ocorrem.

    ResponderExcluir

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar