Últimas Notícias

Polícia francesa prende homem por planejamento de ataque terrorista nos Jogos Olímpicos

Polícia francesa prende homem por planejamento de ataque terrorista nos Jogos Olímpicos
Foto: Divulgação/Olympics

Um homem foi preso no sul da França por planejar um ataque a um estádio de futebol que será utilizado durante os Jogos Olímpicos deste verão, segundo autoridades. O jovem de 18 anos, de origem chechena, foi detido em Saint-Etienne no dia 22 de maio, após as autoridades encontrarem evidências de um ataque inspirado pelo islamismo, de acordo com as informações oficiais.

O Ministro do Interior, Gérard Darmanin, elogiou os serviços de inteligência por conseguirem frustrar o primeiro plano de ataque aos Jogos. A França está em estado de alerta máximo na preparação para as Olimpíadas, que começam em 26 de julho. As autoridades não divulgaram o nome do homem preso na semana passada.

Segundo a mídia francesa, ele foi capturado após trocar mensagens criptografadas com conhecidos islamistas. Fotografias e vídeos do estádio foram supostamente encontrados em seu telefone e computador. Darmanin afirmou que o suspeito planejava atacar espectadores e forças de segurança no estádio Geoffroy-Guichard, o principal estádio da cidade, onde vários jogos de futebol estão programados.

O comitê organizador das Olimpíadas de Paris elogiou as autoridades francesas por sua "eficiência". "Aplaudimos a eficiência dos serviços e sua mobilização excepcional para garantir a segurança dos Jogos", disse o comitê em uma declaração enviada à agência de notícias AFP.

O governo francês está utilizando cerca de 20.000 soldados e mais de 40.000 policiais para fornecer segurança para os Jogos, além de contar com o apoio de cerca de 2.000 tropas e policiais de outros países. Os serviços de segurança estão examinando um milhão de pessoas envolvidas nos Jogos, incluindo atletas, residentes próximos aos locais olímpicos, equipe médica e voluntários.

A França tem sido alvo de vários ataques islamistas nos últimos anos. Em 2020, o professor de ensino médio Samuel Paty foi decapitado fora da escola onde ensinava em Conflans-Sainte-Honorine, após mostrar caricaturas do Profeta Muhammad durante a aula. Seu assassino, o checheno Abdoullakh Anzorov, de 18 anos, foi morto pela polícia no local.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar