Últimas Notícias

Istambul é confirmada como sede dos Jogos Europeus de 2027

Istambul é confirmada como sede dos Jogos Europeus de 2027
Foto:Reprodução/Inside The Games


O Comité Olímpico Europeu (COE) realizou o seu mais alto órgão deliberativo em Bucareste, onde confirmou Istambul como cidade anfitriã dos Jogos Europeus de 2027, lançou a consideração de locais para 2031 e confirmou Brasov como anfitriã do Winter EYOF e Lignano Sabbiadoro como o anfitrião do Summer EYOF em 2027.


“Estamos muito satisfeitos por ter recebido o apoio de toda a família olímpica europeia para acolher os próximos Jogos Europeus em Istambul”, disse o presidente do COE, Spyros Capralos, na 53ª Assembleia Geral dos Comités Olímpicos Europeus (COE) em Bucareste, Roménia.


Após uma apresentação ao mais alto órgão deliberativo, foi confirmado que Istambul irá acolher os Jogos Europeus de 2027, cumprindo o compromisso assumido no Memorando de Entendimento (MoU) assinado há três semanas pelo Presidente da EOC, Spyros Capralos, pelo Presidente da Câmara de Istambul, Ekrem İmamoğlu, e pelo Presidente da Associação Olímpica Turca. Vice-presidente do Comitê, Kazım li Kiremitcioglu.


A assembleia ratificou finalmente o acordo alcançado em meados de Maio, lançando as bases para a cidade anfitriã, que se situa principalmente na Ásia, embora parte dela se encontre na Europa.


As autoridades turcas planeiam organizar os Jogos seguindo o modelo usado por Cracóvia e Małopolska na Polónia para a edição de 2023 , utilizando apenas os locais existentes para garantir que o evento seja rentável e sustentável. Com apenas três anos de preparação, este método é ainda mais crítico para Istambul.


O sucesso dos Jogos de 2023 criou um legado financeiro, permitindo um investimento de 3 milhões de euros (3,2 milhões de dólares) nos Comités Olímpicos Nacionais Europeus para beneficiar os atletas. Um estudo recente da Deloitte concluiu que a quarta edição em Cracóvia-Małopolska foi a edição com melhor relação custo-benefício dos Jogos , que anteriormente foram realizados em Baku, no Azerbaijão, em 2015, e em Minsk, na Bielorrússia, em 2019.


“Estamos muito satisfeitos por ter o apoio de toda a família olímpica europeia para organizar os próximos Jogos Europeus em Istambul”, disse Capralos, o grego que dirige o COE.


"Com o Município Metropolitano de Istambul e o CON turco, a EOC encontrou os parceiros perfeitos para realizar Jogos Europeus que cativarão a cidade anfitriã, o país anfitrião, a Europa e, na verdade, o mundo."


Comentando sobre X, İmamoglu disse: "Esta manhã apresentamos a nossa estratégia e os preparativos para os Jogos Europeus de Istambul 2027 na Assembleia Geral do Comité Olímpico Europeu. Ficamos muito felizes em nome de Istambul que os delegados do Comité Olímpico nos seguiram com entusiasmo e aprovou nossa apresentação".


“Partilhava a nossa convicção de que Istambul, na encruzilhada entre o Oriente e o Ocidente, encarna o espírito olímpico e une as culturas através do desporto”, concluiu o presidente da Câmara da metrópole turca, que tem uma população de mais de 15 milhões de habitantes (o tamanho de Londres, Paris , Madrid e Berlim combinadas).


İmamoglu anunciou a intenção da Turquia de se candidatar aos Jogos Olímpicos de 2036, e os Jogos Europeus servirão como um trampolim para esse objectivo, juntando-se a uma longa lista de países, incluindo Chile, Qatar, Indonésia, Polónia e Índia, que demonstraram interesse renovado no grande evento esportivo.


Embora não haja um cronograma definido, autoridades do Comitê Olímpico Internacional (COI) disseram que não pretendem selecionar o próximo anfitrião olímpico até "2026 ou 2027", no mínimo, e o número de candidatos interessados ​​está atualmente na casa dos "dois dígitos".


Ele escreveu no X: "Também discutimos a candidatura de Istambul para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2036 com o presidente do COI, Thomas Bach. Istambul, a cidade mais deslumbrante do mundo, está pronta para abraçar o espírito olímpico em 2036."


A EOC também confirmou na sexta-feira que Brasov, na Romênia, sediará o Festival Olímpico Europeu da Juventude de Inverno (EYOF) e Lignano Sabbiadoro, na Itália, sediará o EYOF de verão em 2027.
Além disso, o Presidente Capralos centrou-se no reforço significativo do alinhamento da EOC com a Agenda Estratégica 2030, na sequência da nomeação do Dr. Jan Lehmann e do trabalho em curso do Gabinete EOC na UE e das Comissões EOC e dos seus Presidentes.


Na quinta-feira, dia de abertura da Assembleia Geral, o Secretário-Geral da EOC, Raffaele Pagnozzi, recebeu a Ordem do Mérito pelos excelentes serviços prestados ao desporto.


Decorreu também a votação para a nona edição do Prémio Piotr Nurowski Winter, que distingue o melhor jovem atleta europeu entre os 14 e os 18 anos.


Antes do anúncio dos primeiros vencedores, foi entregue o troféu Janez Kocjancic, atribuído aos melhores atletas masculinos e femininos dos Jogos Europeus.


Além dos discursos do Presidente Capralos e do Presidente Bach, a Assembleia Geral ouviu uma série de apresentações detalhadas. Foram ouvidos relatórios do Tesoureiro e Diretor Executivo da EOC, da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais e do Comitê Olímpico Internacional. Os Comitês Organizadores Paris 2024 e Milão-Cortina 2026 também apresentaram suas atualizações, fornecendo uma visão detalhada dos preparativos em andamento para esses eventos.


Além disso, cada uma das Comissões EOC teve a oportunidade de apresentar os seus progressos e projetos, abrangendo uma vasta gama de temas cruciais para o Movimento Olímpico.


Foram também realizadas sessões especiais sobre inteligência artificial aplicada ao desporto, explorando como as novas tecnologias podem melhorar o desempenho desportivo e a gestão de eventos, e destacando a importância da inovação no desporto.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar