Últimas Notícias

Em incrível retorno no Circuito Mundial, Chumbinho vai às quartas de final na etapa de Surf City El Salvador Pro

Em incrível retorno no Circuito Mundial, Chumbinho vai às quartas de final na etapa de Surf City El Salvador Pro
Foto:Aaron Hughes/WSL

O Surf City El Salvador Pro Apresentado pela Corona está nos Quartas de Final após a conclusão da repescagem masculina e das oitavas de final em condições de ondas de três a quatro pés em Punta Roca. Como a 7ª etapa do Circuito Mundial de Surfe (WSL) 2024, esta competição fornecerá pontos críticos para a corrida para o WSL Final 5, onde as 5 melhores mulheres e homens disputarão os títulos mundiais em uma competição de um dia, o Lexus WSL Finals, em setembro.


As baterias de hoje trouxeram grandes mudanças na classificação dos homens para o Final 5, com o número 3 Griffin Colapinto (EUA), o número 4 Ethan Ewing (AUS) e o número 5 Italo Ferreira eliminados antes das Quartas de Final.

Bryan Perez de El Salvador surpreende a competição com vitória sobre o número 5 do mundo e campeão mundial Italo Ferreira

Em um início chocante da repescagem masculina no Surf City El Salvador Pro Apresentado pela Corona, o wildcard local Bryan Perez (SLV) eliminou o número 5 do mundo, Italo Ferreira (BRA). Ferreira, campeão mundial de 2019 e medalhista de ouro olímpico, vinha de uma vitória no SHISEIDO Tahiti Pro na semana passada. Perez garantiu a vitória na bateria com um aéreo massivo que recebeu uma impressionante pontuação de 8,83 (de um máximo de 10) diante de sua torcida local. A derrota pode ser um grande revés para Ferreira, que havia acabado de entrar no Top 5 após o Taiti. Ele agora terá muito terreno para recuperar no Brasil e em Fiji, já que o restante do Top 5 masculino ainda está na competição, junto com o número 6 Jordy Smith (RSA).


“Eu sabia que estaria competindo com um dos melhores surfistas do mundo, e só entrei querendo pegar as melhores ondas e fazer o meu surfe”, disse Perez. “Eu apenas foquei no meu surfe e não estava pensando no que ele estava fazendo na onda, mas foi muito divertido. É incrível ver isso acontecer, e estou muito grato por estar aqui com minha família e o povo de El Salvador me apoiando. É lindo ver o apoio do país e é apenas mais um dia no paraíso.”


Perez cresceu a poucos passos de Punta Roca e aprendeu a surfar lá. Sua vitória marca a primeira vitória de um surfista salvadorenho no Circuito Mundial e é a maior vitória de sua carreira até agora.


Mas o número 1 do mundo John John Florence (HAW) interrompeu a corrida histórica de Perez nas oitavas de final, pois o salvadorenho empurrou Florence a mostrar sua excelente forma. Florence registrou um 8,93 para controlar a bateria e manterá a camiseta amarela de líder indo para o Rio, a próxima etapa do CT.


“Aquela bateria foi mais lenta do que eu esperava e minha primeira onda foi um erro, mas acabou sendo uma das pontuações, então funcionou”, disse Florence. “Saindo daquela onda e depois vendo ele naquela série, parecia a maior e mais limpa parede e todos torcendo a cada manobra, pensando que é um 10, eu estou acabado. Foi realmente sobre manter a calma até que as pontuações saíssem. É bom ter confiança e estar na posição número 1. Estar nas quartas é ótimo e estou empolgado, mas estou aqui para vencer e me divertir.”

Medina e Dora na corrida pelo título mundial

Outra apresentação dominante de Gabriel Medina (BRA) o elevou cinco posições no ranking e o colocou dentro da disputa pelo Top 5. O tricampeão mundial da WSL superou Ryan Callinan (AUS), que registrou um total de 15,00 em duas ondas (de um máximo de 20) contra 16,17 de Medina. Medina agora avançará para as Quartas de Final pelo segundo evento consecutivo.


“É bom vencer essa, foi realmente difícil”, disse Medina. “Eu e Ryan [Callinan] sempre temos boas baterias. Eu gosto do jeito que ele surfa, sou um grande fã dele, e ele é sempre muito humilde. É bom ter surfistas assim. Estou sentindo o ritmo e só quero avançar nas baterias e surfar. As ondas estão boas, e quando vem, é muito divertido. Espero que amanhã esteja um pouco mais consistente, mas parece bom, então isso é bom para nós.”


Mais cedo hoje, Callinan também marcou um 8,17 para eliminar Liam O’Brien (AUS) em uma revanche da mesma repescagem deste evento no ano passado.


Sempre uma ameaça ao Top 5, Yago Dora (BRA) está encontrando seu ritmo na segunda metade da temporada e fez um show de aéreos em sua bateria das oitavas de final contra Jake Marshall (EUA). A variedade e o comprometimento de Dora no ar renderam um total de 16,50 na bateria e ajudaram a empurrá-lo para a 10ª posição no ranking antes das Quartas de Final.


“Isso é o que tenho tentado fazer e não quero pensar muito, apenas aproveitar as boas ondas que estamos recebendo”, disse Dora. “É o tipo de surfe que eu gosto de fazer. Tendo várias oportunidades, indo com tudo e construindo minhas pontuações. Tive um início difícil de temporada e não me sentia realmente eu mesmo, mas agora sinto que estou me encontrando novamente.”

João Chianca retorna em grande forma para o Circuito Mundial

João Chianca (BRA) retornou à competição do CT pela primeira vez desde sua lesão em janeiro e mostrou que ainda é uma grande ameaça. A combinação de potência e rotação completa de Chianca rendeu um excelente 8,50 sobre Barron Mamiya (HAW). Chianca perdeu a primeira metade da temporada, mas estará de volta ao CT em tempo integral como wildcard da temporada da WSL em 2025.


“É muito bom estar de volta e quero agradecer a todos, meus patrocinadores e todos que têm orado e enviado boas energias para mim”, disse Chianca. “Foi um longo caminho e foi muito difícil todos os dias. É muito bom estar de volta na água no nível do CT. É o nível mais alto, e está muito disputado, e eu me sinto muito abençoado agora.”


Chianca então teve que superar o número 2 do mundo, Griffin Colapinto (EUA), e a bateria se desenrolou com uma interferência sem prioridade custosa para Colapinto, o que significou que ele perdeu metade de sua pontuação de backup. Mas Colapinto lutou, alcançando uma pontuação de 9,43 e mantendo-se na bateria, apesar do total de 14,50 de Chianca. O último esforço de Colapinto ficou aquém dos 9,77 necessários, e o incrível retorno de Chianca ao CT o leva as Quartas de Final, onde ele enfrentará Gabriel Medina (BRA).


Crosby Colapinto (EUA), irmão mais novo de Griffin, conseguiu avançar das oitavas de final com sua vitória sobre o indonésio Rio Waida em forma dominante, alcançando um total de 16,67 (de um máximo de 20) na bateria. O novato do CT de 2024 enfrenta o competidor de San Clemente, Cole Houshmand, na disputa pelo título de Novato do Ano. Colapinto agora enfrentará o número 1 do mundo, Florence, nas Quartas de Final 3.


Uma grande apresentação de Matthew McGillivray (RSA) fez sua presença ser notada entre os melhores do mundo nas Quartas de Final, registrando um total de 16,40 na bateria contra o número 3 do mundo, Ethan Ewing (AUS), e aumentando a narrativa de surpresas nas oitavas de final. O veterano do CT, Jordy Smith, também avançou para as Quartas de Final e também saltou para a posição número 5 com sua vitória nas oitavas de final.
A WSL neste sábado, 8 de junho

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar