![]() |
Foto: EFE |
O Comitê olímpico do Brasil (COB) enviou um pedido à World Rowing para que ela dê vagas para Evaldo Becker e Piedro Xavier disputarem a olimpíada de Paris. As informações são do blog 'Olhar olímpico', do portal UOL
Evaldo e Piedro, do double skiff peso leve, viraram notícia após abdicarem do pré-olímpico de remo disputado entre os dias 19 e 21 de maio para ajudar nos resgates às vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio. Na época, Piedro explicou nas redes sociais:
"A decisão de desistir do Pré-Olímpico foi tomada em conjunto, eu e o meu parceiro Evaldo. Nós conversamos e decidimos que não era o momento de pensar nisso, que era o momento de ficar no Rio Grande do Sul e ajudar nossas famílias. O Evaldo e a família dele foram afetados pela enchente, ficaram desabrigados. Então, o certo era ficar, ajudar e postergar nossos sonhos Olímpicos. Nós trabalhamos recebendo doações aqui no Grêmio Náutico União, entregando para outras pessoas e distribuindo para outros abrigos. Quando tem alguma possível situação de resgate, nós colaboramos e ajudamos em conjunto com as entidades oficiais"
Em carta, o COB preza que os valores olímpicos foram empregados pela dupla e que merecem estar em Paris na última olimpíada em que os barcos de peso leve estarão disputando - em Los Angeles eles serão cortados :
"Vale ressaltar que Evaldo e Piedro resgataram não só seus familiares e amigos, mas também pessoas desconhecidas, incluindo bebês, crianças e idosos, além de animais de estimação(...)Considerando os Valores Olímpicos intrínsecos ao gesto de profunda empatia de Evaldo e Piedro, endossamos o pedido da Confederação Brasileira de Remo para conceder a esses remadores brasileiros os convites para participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024" disse o COB em carta enviada a confederação internacional de Remo e divulgada pelo Olhar olímpico.
Teoricamente, a única chance é que esta vaga venha pela cota de universialidade, as únicas não definidas - a World Rowing que escolhe os donos das vagas, dando preferência para países que não se classificaram para os Jogos. Ou em um caso excepcional, pode se abrir uma uma vaga extra para a dupla.
0 Comentários