Últimas Notícias

Brasil estreia no World Series de natação paralímpica na França com sete medalhas e recorde das Américas de Gabriel Araújo

Brasil estreia no World Series de natação paralímpica na França com sete medalhas e recorde das Américas de Gabriel Araújo
Foto: Saulo Cruz/CPB


A seleção brasileira de natação paralímpica estreou com sete medalhas, sendo três ouros e três pratas, entre adultos, e um ouro na categoria Júnior, na sexta-feira, 7, na etapa do World Series de Limoges, na França. O país, que é representado por 16 nadadores, ainda registrou um recorde das Américas, com o mineiro Gabriel Araújo. 

A competição em águas francesas acontece uma semana após o país encerrar a etapa de Berlim do World Series com 20 medalhas (sete ouros, seis pratas e sete bronzes, entre adultos e juniores) e dois recordes mundiais. As duas disputas fazem parte da preparação da equipe para os Jogos Paralímpicos de Paris, com início em 28 de agosto.

A nova marca continental do campeão paralímpico Gabriel Araújo, da classe S2 (limitação físico-motora), veio junto a uma medalha de ouro na prova dos 100m livre, que ele completou em 1min55s60. O recorde anterior já era dele: 1min56s61 marcados nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro do ano passado. 

Na mesma prova, o paulista Gabriel Bandeira, da classe S14 (deficiência intelectual), conquistou a medalha de prata com 52s53. 

As provas no World Series são multiclasses, ou seja, nadadores com diferentes tipos de deficiência nadam na mesma série, sendo que as classificações às finais e as medalhas são definidas por meio do Índice Técnico da Competição (ITC). 

As demais medalhas de ouro vieram com a potiguar Cecília Araújo, da classe S8 (comprometimento físico-motor), na prova dos 100m livre, com o tempo de 1min06s47, e com o paulista Samuel Oliveira, da classe S5 (comprometimento físico-motor), com a marca de 32s04 nos 50m borboleta – prova em que ele é o atual campeão mundial. 

O Brasil ainda obteve mais duas medalhas de prata. Uma delas veio com a mineira Patrícia Pereira, da classe S4 (comprometimento físico-motor), que completou os 50m peito em 58s52. A segunda foi conquistada pelo paulista Victor Almeida, 16, da classe S9 (comprometimento físico-motor), que nadou os 100m costas em 1min04s25. O resultado ainda deu ao jovem a medalha de ouro na categoria Júnior.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar