Últimas Notícias

Zé Roberto fala sobre a defesa do Brasil após vitória sobre o Canadá na Liga das Nações: "Nosso time tem que estar muito focado no sistema defensivo"

Zé Roberto gritando durante jogo
Maurício Val/FV Imagens/CBV
 
A seleção brasileira de vôlei venceu o Canadá por 3x1 na primeira rodada da Liga das Nações, nesta terça-feira (14), no Maracãnazinho, no Rio de Janeiro, e após a partida, Zé Roberto e Rosamaria falaram com a imprensa na zona mista, confira os destaques:

O treinador da seleção brasileira de vôlei feminino Zé Roberto falou sobre a vitória sobre a equipe canadense, "jogo do estreia a gente já fica numa expectativa diferente em termos de movimentação, o primeiro set foi bom, segundo a gente defendeu mal, a relação de ataque-defesa não foi legal, caíram muitas bolas. Elas atacam sempre bolas profundas, fechadas e a gente tava cometendo alguns erros. Acho em 14 a 14 do 2º set, a gente abriu ali três pontos, e começou a acreditar mais, eu senti uma energia boa no desenvolvimento, a gente começou a se posicionar melhor."

A vitória sobre o Canadá foi o ínicio da caminhada da seleção feminina na Liga das Nações, último desafio antes dos Jogos Olímpios de Paris, o Maracãnazinho vibrou com a presença das melhores jogadoras do país e criou uma atmosfera incrível para apoiar as atletas brasileiras. A partida do Brasil foi instável e demonstrou falta de sincronia, normal para a primeira partida da temporada de seleções, mas erros e complicações nos três primeiros sets marcaram a partida.

Sobre as falhas defensivas do Brasil, que dificultaram tanto a fechar o primeiro e o terceiro sets, quanto na parcial perdida para o Canadá, Zé afirmou que a seleção precisa olhar mais para a defesa, "Então eu acho que nosso time tem que estar muito focado no sistema defensivo, nós somos 'sistema defensivo' dependentes. E aí o saque que nos ajudou, a gente estava com o percentual mais baixo, a gente tem que descobrir as coisas, melhorar e esses jogos são parâmetro para gente, porque é um time difícil, um time que tá jogando bem, um time que tem um padrão bacana, de velocidade, ataque e contraataque"

A seleção teve muita dificuldade de fechar o primeiro e o terceiro sets, em que saiu vitorioso, o Surto Olímpico perguntou ao comandante Zé sobre como ele analisa esse problema histórico da equipe, "acho que por outro lado, importante isso que acontece, é você abrir, deixar encostar e de repente você ganha, o duro é se você tivesse perdido nessas condições, mas o fato de você aprender e ganhar nessas condições também.

"E aí você sabe, olha não pode errar, você não pode cometer o erro em determinado momento, porque senão você vai trazer o outro time para cima de você, então todas essas informações que a gente tá tendo, essas emoções lá dentro, estão trabalhando, vão dando confiança para o futuro, o importante é ganhar, agora nós vamos analisar como e o que que nós deixamos de fazer bem".

Continuando sua resposta ao Surto, Zé comentou sobre os aprendizados, "a gente sabe que não pode ser dessa forma no próximo jogo, nós não podemos defender mal como defendemos no segundo set, algumas (falhas) de comunicação de posicionamento, precisa melhorar, a gente precisa evoluir essas reações, essas posições, esse discernimento de quem são as bolas, para que a coisa flua melhor, chegar nessa situação que chegou é sempre um risco"

A ponteira Rosamaria comentou que alguns erros pequenos foram predominantes, mas podem ser evitados, "eu acho que a gente, em alguns momentos, cometeu erros que não eram necessários, a gente forçou algumas situações que poderiam ser evitadas, os erros de saque, sabe que a gente precisa sacar um pouco melhor para facilitar o nosso trabalho de bloqueio e defesa, tanto que no quarto set a gente emplacou no início uma boa sequência de saque e facilitou a nossa vida. A gente sabe que isso é muito importante para o nosso time e evitar um pouco desses erros não forçados vai ajudar muito a gente nessa caminhada"

O Brasil folga nesta quarta-feira e volta ás quadras na quinta-feira, contra a Coréia do Sul, as 14 horas. Na sexta-feira, tem o jogo mais difícil da primeira semana, contra o Estados Unidos, e fecha domingo contra a Sérvia. Acompanhe tudo sobre a Liga das Nações e a seleção feminina de vôlei aqui no Surto!

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar