Últimas Notícias

Vitórias de Pidcock e Ferrand-Prévot são destaques na Copa do Mundo de Mountain Bike

Vitórias de Pidcock e Ferrand-Prévot são destaques na Copa do Mundo de Mountain Bike olímpico
Foto: Divulgação

Após conquistar o segundo lugar na corrida de sábado da Copa do Mundo UCI de Cross-country Short Track (XCC), Pauline Ferrand-Prévot, da Ineos Grenadiers, foi além na Copa do Mundo UCI de Cross-country Olímpico em Nové Město Na Moravě (Czechia). A multi-campeã mundial abriu vantagem na primeira volta e venceu com mais de um minuto de diferença da líder da série, Haley Batten (Specialized Factory Racing). Na corrida masculina, o campeão olímpico Tom Pidcock mostrou estar em uma posição forte para defender seu título em Paris, subindo pelo pelotão e travando uma emocionante batalha com Nino Schurter, antes de finalizar a vitória com estilo.

As corridas finais da Série Mundial de Mountain Bike 2024 em Nové Město Na Moravě, a Copa do Mundo de Cross-country Olímpico (XCO), produziram o mesmo pódio feminino do short track, mas em ordem diferente. Ferrand-Prévot conquistou o ouro com mais de um minuto de vantagem, com Batten em segundo e Alessandra Keller (Thömus Maxon) levando o bronze. Na corrida masculina, Tom Pidcock venceu de forma dominante, garantindo uma dobradinha para a Ineos Grenadiers. Após algumas voltas iniciais difíceis, Pidcock chegou à frente no meio da corrida e travou uma breve disputa pela liderança com Nino Schurter antes de abrir vantagem para uma vitória de 30 segundos.

Ferrand-Prévot não teve o melhor começo, caindo na ordem a partir da linha de frente do grid, enquanto Jolanda Neff (Trek Factory Racing - Pirelli) e Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) lideraram o pelotão na entrada da floresta. Quando o percurso estreitou, Ferrand-Prévot passou pelo pelotão para seguir na roda de Pieterse, com Batten também subindo. Ferrand-Prévot assumiu a liderança pouco antes das etapas fortemente enraizadas e abriu distância na subida técnica seguinte.

Batten e Pieterse se esforçaram para manter contato com Ferrand-Prévot, que aumentou sua vantagem nas subidas. A meio do percurso, Ferrand-Prévot já tinha uma vantagem significativa e começava a impor sua autoridade na corrida. Pieterse e Batten tentaram manter o ritmo, mas Ferrand-Prévot continuou a aumentar sua liderança. No final, Batten garantiu o segundo lugar, enquanto Keller assegurou o terceiro, afastando-se de Stigger e Pieterse nas rampas íngremes.

Foi a terceira vitória de Ferrand-Prévot na carreira em Nové Mĕsto Na Moravĕ, um forte indicativo para sua busca pelo ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após a corrida, ela disse: "Foi uma ótima corrida. Queria manter meu próprio ritmo e sabia que queria liderar na primeira volta, então forcei no início e tentei manter a velocidade. Não posso dizer que estava me sentindo bem, mas estava tentando fazer minha própria corrida e empurrar o máximo possível."

Batten ficou satisfeita com seu desempenho, especialmente a forma como geriu seus recursos. "No meio da corrida eu pensei: 'Nossa, estou sentindo dor!' então acho que ouvi bem meu corpo e nunca desisti," disse ela. "Aprendi as seções onde eu era forte e onde não era tão forte e tentei usá-las a meu favor. No final, eles não sabiam onde eu era forte porque eu vinha de trás, então usei isso. Estou muito feliz com essa corrida."

Pauline Ferrand-Prévot conquistou sua terceira vitória em Nové Město Na Moravě, dominando a Copa do Mundo UCI de Cross-country Olímpico. Após a corrida, ela destacou que manteve seu próprio ritmo desde o início. Haley Batten terminou em segundo, gerenciando bem seus recursos durante a prova.

Na corrida masculina, Tom Pidcock e Nino Schurter travaram uma intensa batalha. Luca Schwarzbauer começou forte, mas um acidente tirou muitos pilotos logo no início. Pidcock subiu pelo pelotão, assumindo a liderança na terceira volta e ampliando sua vantagem para 24 segundos, com Schurter em segundo. O grupo restante, liderado por Schwarzbauer, disputou o terceiro lugar no pódio.

Marcel Guerrini (BIXS Performance Race Team) teve outros planos. Enquanto Pidcock se distanciava para a vitória com um ataque decisivo em sua subida favorita, Guerrini fazia sua melhor volta na corrida. O campeão mundial da UCI conquistou sua quarta vitória consecutiva em Nové Město Na Moravě, com uma vantagem confortável de 30 segundos. Os suíços Schurter e Guerrini completaram o pódio.

"O vencedor disse depois da corrida: 'Posso ficar bastante satisfeito com isso como minha primeira corrida do ano', em seu estilo característico e discreto. Pidcock admitiu que teve dificuldades no início da corrida, mas 'uma vez que comecei e cheguei à frente, consegui encontrar meu próprio ritmo.' 

As corridas da Copa do Mundo UCI de Cross-country Olímpico (XCO) Sub-23 de sábado foram vencidas por Isabella Holmgren, do Canadá, e Riley Amos (Trek Factory Racing), dos EUA, ambos conquistando suas segundas vitórias no fim de semana.

As Copas do Mundo UCI de Cross Country continuam em Val di Sole, Trentino (Itália), em duas semanas, no fim de semana de 14 a 16 de junho de 2024."

É importante lembrar que o Brasil já possui duas vagas garantidas para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Uma vaga para o feminino e uma para o masculino. A CBC ainda definirá quem serão os atletas que representarão o Brasil na competição.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar