Últimas Notícias

Sem pódio e sem vaga olímpica! Brasil tem dia ruim no Mundial de Judô em Abu Dhabi

Rafael Macedo representou o Brasil nas lutas de hoje. - Foto:  Tamara Kulumbegashvili / IJF arquivo


Na manhã desta quarta-feira (22), os judocas brasileiros voltaram ao tatame no Campeonato Mundial de Judô 2024, em Abu Dhabi. O mundial é a última grande competição antes dos Jogos Olímpicos de Paris e havia a expectativa pela conquista de novas vagas olímpicas para o Brasil na modalidade, no entanto, o dia de hoje foi ruim para os atletas do país, que ficaram distantes da disputa por medalhas e sem a vaga na categoria até 73kg.

 

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) buscava ainda conquistar vagas olímpicas em mais quatro categorias mas apenas Michel Augusto, na categoria até 60kg masculino, conseguiu carimbar o passaporte para Tóquio (veja como foi). O Brasil ainda aguarda a distribuição de vagas pelo critério de universalidade para saber se terá alguma atleta nas disputas femininas de até 48kg, até 63kg e até 70kg.

 

No dia de hoje, tivemos a disputa da categoria até 70kg com a participação de duas brasileiras,  Ellen Froner e Luana Carvalho. As duas atletas do país acabaram superadas na luta de estreia e não somaram pontos que pudessem melhorar a classificação no ranking olímpico e carimbar o passaporte para Paris 2024. Luana perdeu para Hilde Jager, dos Países Baixos, enquanto Ellen foi superada pela francesa Margaux Pinot, ambas sofreram a terceira punição e se despediram do Mundial.

 

No masculino, o Brasil esteve presente na disputa da categoria até 90kg. Marcelo Gomes venceu a primeira luta contra o israelense Li Kochman, com um waza-ari e seguido por uma bela finalização por estrangulmaneto. Na sequência, o brasileiro encarou o campeão mundial Van T End, dos Países Baixos, e acabou superado por ippon, se despedindo das disputas individuais.

 

O outro brasileiro na categoria foi Rafael Macedo, que venceu Eljan Hajiye, do Azerbaijão, com um belo ippon em uma luta em que perdia até metade do combate, no entanto, Rafael foi superado nas oitavas de final pelo japonês Goki Tajima, finalizando a luta em uma chave de braço. Marcelo Gomes e Rafael Macedo retornam na disputa por equipes na sexta-feira (24).


A competição segue até sexta-feira (24) com disputas individuais terminando amanhã e a disputas por equipes acontecendo no último dia de competição, com o Brasil iniciando a sua caminhada contra o Uzbequistão.

 

 

Programação do Campeonato Mundial de Judô 2024

Quinta-feira (23/05): Horário: Preliminares - 5h | Bloco Final - 11h

+100kg Beatriz Souza (+78kg); 

Leonardo Gonçalves (-100kg) e Rafael Buzacarini (-100kg)

 

Sexta-feira (24/05): Horário: Preliminares - 5h | Bloco Final - 11h

Equipes Mistas (Brasil estreia contra Uzbequistão)


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar