![]() |
Foto: Divulgação/PANAM SPORTS |
Em uma cerimônia emocionante no Palácio do Governo de Lima, com a presença da Presidente da República, Dina Boluarte; do Ministro da Educação, Morgan Quero; do Presidente da Panam Sports, Neven Ilic; do Prefeito de Lima, Rafael Lopez Aliaga; do Presidente do Instituto Peruano do Esporte (IPD, na sigla em espanhol), Guido Flores, e do Presidente do Comitê Olímpico Peruano, Renzo Manyari, entre outras autoridades, foi assinado oficialmente o contrato entre o Governo do Peru, a Prefeitura de Lima, o Comitê Olímpico Peruano e a Panam Sports para a organização dos XX Jogos Pan-Americanos, a serem realizados em Lima em 2027.
Este é o segundo marco da XX edição dos Jogos Pan-Americanos, após a vitória de Lima sobre Assunção na eleição realizada em 12 de março na cidade de Miami, EUA.
Uma cidade que, após os Jogos organizados em 2019, se desenvolveu muito no esporte como anfitriã de grandes eventos esportivos, tornando-se uma das capitais esportivas das Américas. Prova disso é que entre junho e setembro de 2024, o Peru sediará quatro Campeonatos Mundiais: o Mundial de Vôlei Feminino Sub-17, o Mundial de Atletismo Sub-20, o Mundial de Nado Artístico Júnior e o Mundial de Judô Cadete.
"Estes são os Jogos esportivos mais importantes do continente, através dos quais são promovidos a disciplina, a fraternidade, o intercâmbio cultural e a solidariedade entre os países participantes. Além disso, os Jogos são uma plataforma para a promoção da imagem de Lima e do Peru a nível internacional e um impulsionador para a economia nacional. Estes Jogos irão fomentar o desenvolvimento esportivo de mais de 9.000 atletas e para-atletas, e para enfrentar este desafio, Lima precisará do apoio das autoridades competentes e trabalhar em conjunto com elas. O contrato assinado hoje é uma prova tangível do compromisso que temos com Lima 2027 e uma garantia de que este evento será um grande sucesso", acrescentou a Presidente do Peru, Dina Boluarte.
"Estamos dando um passo muito importante com a assinatura deste contrato. A partir de agora, começa a contagem regressiva para esta, a maior celebração do esporte continental, que após 8 anos terá novamente Lima como cidade-sede. Gostaria de agradecer sinceramente ao Governo Peruano, sua Presidente Dina Boluarte; aos Ministros de Estado e ao Comitê Olímpico Peruano pelo grande compromisso com o esporte nas Américas e, claro, desejo-lhes todo o sucesso no caminho para os Jogos Pan-Americanos de 2027", disse o Presidente da Panam Sports, Neven Ilic.
Lima e todo o povo peruano já estão se preparando para este evento, a ser realizado em pouco mais de 3 anos. É a primeira vez na história deste evento continental que uma cidade sedia os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos duas vezes em um curto período de oito anos.
0 Comentários