Últimas Notícias

Parada das Nações - Palestina

Arte em azul com o nome da Palestina em branco em português e francês. No lado direito os atletas com a bandeira em Tóquio-2020


Sigla: PLE

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0| Bronze:0 | Total:0

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata:0 | Bronze:0 | Total: 0

Primeira participação olímpica: Atlanta-1996


A Palestina ainda não é reconhecido como estado soberano pela ONU (Organização das Nações Unidas), mas já tem sua representação esportiva, participando das competições representado nas confederações asiáticas. 

PARADA DAS NAÇÕES - PAQUISTÃO

O Comitê Olímpico da Palestina foi criado ainda durante o Mandato Britânico da Palestina e representava judeus, cristãos e muçulmanos, mas em seu estatuto falava que representava o "Lar Nacional dos judeus" assim sendo mais um percursos do Comitê Olímpico de Israel, do que o atual palestino.

Ela entrou para o Conselho Olímpico da Ásia em 1986, mas só foi reconhecida oficialmente pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em 1995, após os tratados de paz feitos entre a Autoridade Palestina e Israel, principalmente por Yasser Arafat e Yitzhak Rabin. 

Representam a Palestina, os que nasceram nos territórios designados ao povo palestino, Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Ambos os territórios fazem fronteira com Israel. Atualmente, a guerra é travada pelo Hamas, grupo terrorista que governa Gaza como uma ditadura contra o Estado Judeu,

A criação de um Estado Palestino visa que o povo palestino tenha sua terra e coexista com Israel, sendo que eles vivam sob um Estado Democrático de Direito e não às sombras de miséria e guerra. 

Olímpicamente, eles fizeram sua estreia em Atlanta-1996 com dois atletas e vem classificando alguns atletas desde então, com o máximo chegando a seis no Rio de Janeiro em 2016, quando houve um problema com equipamentos retidos no aeroporto em Israel, dias antes dos Jogos.

A expectativa para Paris-2024 é que a delegação tenha de seis a oito atletas. Até o momento, já tem dos classificados, um no hipismo com nome a definir e o atleta Omar Yaser Ismail, da categoria-58kg, do taekwondo.

Esportes Fortes

Atletismo: A modalidade foi a que mais deu atletas palestinos aos Jogos Olímpicos (11), inclusive o do primeiro atleta a ter a honra de ser o porta-bandeira, Majed Abu Maraheel. Inclusive, cinco dos sete porta-bandeiras de 1996 até Tóquio-2020, eram do atletismo.

Natação: Esse é o segundo esporte com mais participantes, nove, com destaque para Dania Nour, a porta-bandeira em Tóquio e que compete com mais frequência em torneios internacionais como Mundiais nos 50m livre e 50m borboleta, mas nunca alcançou uma final.

Judô: Embora não seja o esporte onde os palestinos se fazem muito presentes, o melhor resultado olímpico da Palestina pertence ao judoca, Maher Abu Rmilah, que foi o 16º na categoria -73kg, com um bye na primeira rodada e levando um ippon na segunda.

Atletas


Em meio a guerra, Palestina consegue vaga em Paris 2024
Foto: Reprodução/YouTube

Omar Yaser Ismail (Taekwondo) - Omar foi longe no Qualificatório asiático de taekwondo, chegando na semifinal e assim, conseguiu a vaga olímpica para a Palestina. Depois, ele ganhou a semi e foi campeão do torneio. Neste ano, ele ainda ganhou a Copa Árabe e brone no Turkish Open. Neste ciclo, ele ainda foi bronze no Mundial Juvenil de taekwondo.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar