Últimas Notícias

Ibero de Cuiabá é pré-olímpico: em jogo o sonho de competir em Paris 2024

Ibero de Cuiabá é pré-olímpico: em jogo o sonho de competir nos Jogos de Paris 2024
Foto:Wagner Carmo/CBAt


O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será realizado em Cuiabá, Mato Grosso, de sexta-feira a domingo (10 a 12/5), na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), receberá 556 atletas de 24 países, muitos na corrida por vagas olímpicas, em busca de índices ou de pontos no Ranking Mundial. O objetivo de todos os atletas é estar da maior festa do mundo em 2024, os Jogos Olímpicos de Paris - o atletismo na França será realizado de 1 a 11 de agosto.


O Ibero-Americano será transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.
Os atletas estão atentos nas regras do Sistema de Qualificação para os Jogos Olímpicos. O prazo final para a obtenção de índices, marcas mínimas fixadas pela World Athletics, é 30 de junho (veja tabela de índices).


Mas os atletas também podem se qualificar em virtude de sua posição no Ranking Mundial por pontos - há cotas (número de vagas) estabelecidas para cada prova. Para a maratona o prazo já acabou, para os 10.000 m, 20 km marcha atlética, provas combinadas e revezamentos é de 31/12/2022 a 30/6/2024 e as demais provas de 1/7/2023 a 30/6/2024.


Um total de 1.810 atletas competem em Paris no atletismo, 905 mulheres e 905 homens. Para eventos individuais, haverá um máximo de três atletas elegíveis por Comitê Olímpico Nacional, um time para cada revezamento por CON e um máximo de duas equipes na nova prova de marcha atlética maratona mista.


Até o momento, o Brasil tem 13 atletas qualificados por índices - Alison dos Santos e Matheus Lima têm índices nos 400 m e nos 400 m com barreiras. As últimas qualificações foram de Matheus Lima, nos 400 m com barreiras, e de Izabela Rodrigues da Silva, no lançamento do disco, no mês de abril.
Mas o Brasil obteve também mais duas vagas olímpicas para o País, com Caio Bonfim e Viviane Lyra na marcha atlética maratona mista no Mundial de Marcha Atlética por Equipes de Antalya, Turquia, em abril, e com o 4x400 m - com Lucas Carvalho, Lucas Vilar, Vitor Hugo de Miranda e Matheus Lima -, no dia 5 de maio no Mundial de Revezamentos da Bahamas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar