Últimas Notícias

Giulia Penalber conquista vaga em Paris 2024 no Pré-Olímpico Mundial de Wrestling

Giulia Penalber conquista vaga em Paris 2024 no Pré-Olímpico Mundial de Wrestling
Foto: UWW



O wrestling brasileiro está de malas prontas para Paris 2024. Na manhã desta sexta-feira (10), após uma atuação impecável e histórica, Giullia Penalber venceu suas três lutas e classificou o Brasil na categoria estilo livre feminino 57 kg para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O pré-olímpico acontece de 9 a 12 de maio, em Istambul, Turquia.

É a primeira vaga conquistada pelo Brasil para os Jogos Olímpicos e representa a volta do país na categoria de peso. Joice Silva representou o Brasil nos Jogos Olímpicos na outrora categoria 58 kg, atual 57 kg. Para Giullia, a vitória tem um sabor ainda mais especial. Na seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a carioca radicada em Niterói, região metropolitana do Rio, ficou a uma vitória dos Jogos, sendo batida na semifinal.

Oitavas com toque para desequilibrar e touche

Campeã dos Jogos Pan-Americano e Top 10 do mundo, Giullia iniciou o Pré-olímpico como cabeça de chave e nas oitavas de finais contra a italiana Aurora Belo, de apenas 20 anos. A brasileira evitou todos os ataques da oponente e desequilibrou a adversária com um toque por baixo, com a perna direita, seguida de projeção que deixou Aurora em posição de perigo, bastou Giullia pesar o corpo sobre a oponente para conseguir o touche e a vaga nas quartas.

Quartas com gancho por dentro, cruzetas e outro touche

A adversária das quartas de finais foi Sezim Zhumanazarov, do Quirguistão. Ainda no primeiro round, Giullia executou com perfeição o gancho por dentro para marcar 4 pontos, seguidas de duas cruzetas e abriu 8 a 0. A brasileira tentou ainda mais duas vezes utilizar o gancho, mas a Zhumazaranov defendeu. Giullia então trocou a projeção, fez mais 4 pontos e completou com o touche. Era o retorno para semifinal depois de três anos e a vaga nos Jogos Olímpicos a dois rounds de distância.

Semifinal com liderança no placar e suspense até o fim

A brasileira disputou a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris contra a Laylokhon Sobirova, do Uzbequistão. Giullia iniciou em desvantagem ao não concluir um ataque e ver Sobirova passar para suas costas e abrir 2 a 0. Porém, a brasileira voltou a utilizar o poderoso gancho por dentro para virar o placar e fazer 4 a 2. Por pouco, Giullia não conseguiu realizar o touche, porém o cronômetro zerou e o placar terminou 6 a 2 para Giullia. No segundo round a carioca administrou a vantagem e viu a oponente reduzir a desvantagem para 6 a 5. Após o fim do combate, o treinador uzbeque ainda lançou o challenge, mas a pontuação foi mantida, Giullia ganhou mais um ponto, fechou a semifinal em 7 a 5 e garantiu sua primeira participação nos Jogos Olímpicos.

Kamila Barbosa e Sabrina Gama voltam neste sábado para repescagem

O Brasil também foi representado por Kamila Barbosa 50 kg, Sabrina Gama 53 kg e Laís Nunes 62 kg. Kamila, goiana radicada em São José dos Campos parou na estreia, diante da alemã Anastasia Blayvas. A oponente venceu a semifinal e repescou Kamila.

Sabrina Gama, de 25 anos, disputou pela primeira vez um pré-olímpico Mundial e não se deixou intimidar. A amazonense venceu por 5 a 0 sobre a vietnamita Thi Nguyen nas eliminatórias da categoria 53 kg. Nas oitavas, Sabrina encarou a mongol Khulan Batkhuyag e foi encostada. A oponente garantiu vaga em Paris e repescou a brasileira.

Kamila e Sabrina retornam às 4h para repescagem, horário de Brasília

Laís Nunes sofreu um revés para a medalhista de bronze mundial júnior em 2018, a sueca Johanna Lindborg que passou pela defesa da brasileira, conseguiu a projeção e aplicou o touche sobre a brasileira. Como Lindborg não avançou para final, Laís ficou impedida de retornar na repescagem.

Onze países conquistam vaga no primeiro dia da disputa feminina

Onze países conquistaram vagas no primeiro dia da luta feminina, em Istambul. Apenas a Romênia (62kg e 76kg) conquistou duas vagas para os Jogos Olímpicos.

Alemanha e Coreia do Norte (50kg), Mongólia e Moldávia (53kg), Brasil e Atleta Independente Neutro (57kg), Tirquia (62kg), China e Índia (68kg) e Bulgária (76kg) ficaram com as vagas

As demais seis vagas saem na repescagem, no sábado.

Seis países levam vagas na repescagem da Greco-Romana masculina

Seis países diferentes conseguiram vaga na repescagem no Pré-Olímpico: Sérvia (60kg), Egito (67kg), Hungria (77kg), Polônia (87kg)m Turcomenistão (97kg) e Atleta Independente Neutro (139kg).

No sábado terão inicio as disputas da Luta livre masculina.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar