Últimas Notícias

Campeão olímpico de natação, britânico David Wilkie morre aos 70 anos


Campeão olímpico de natação David Wilkie morre aos 70 anos
Foto:Reprodução/Inside The Game

O nadador britânico David Wilkie, que conquistou o ouro nos 200m peito nas Olimpíadas de Montreal em 1976, morreu aos 70 anos.


A família de Wilkie divulgou um comunicado na quarta-feira (22 de maio) dizendo: “É com grande tristeza que a família de David Wilkie MBE anuncia que ele morreu pacificamente cercado por sua família esta manhã, após sua corajosa batalha contra o câncer”.


Nascido no antigo Ceilão (atual Sri Lanka), filho de pais escoceses, Wilkie aprendeu a nadar no Colombo Swimming Club ao ar livre antes de ser enviado para um internato na Escócia aos 11 anos. Ele treinou com o técnico Frank Thomas no Warrender Baths Club e continuou para se tornar o melhor nado peito do mundo.


Aos 16 anos, Wilkie foi o primeiro nadador de elite a usar touca em competições nos Jogos da Commonwealth de Edimburgo em 1970, dizendo que era para manter seu cabelo comprido no lugar. Ele ganhou o bronze para a Escócia no que se tornaria sua prova marcante, os 200m peito.


Dois anos depois, Wilkie conquistou o bronze surpresa nas Olimpíadas de Munique 1972, atrás de John Hencken, dos Estados Unidos. No entanto, o rapto e assassinato de membros da equipa israelita por terroristas palestinianos deixaria uma marca indelével no jovem escocês.


Ele disse ao programa This Sporting Life da BBC em 2020: "Em um terraço perto de onde estávamos sentados, podíamos ver esses caras palestinos com máscaras e armas e a polícia alemã. Estava bem ali na nossa frente. Uma notícia de última hora na frente de nossos olhos horríveis.


"Eu tinha 18 anos. Não vi nenhum tiroteio, mas você cresce muito rápido depois de ver algo assim."


Depois de aceitar uma bolsa de estudos para a Universidade de Miami, Wilkie passou a dominar os 200m peito, derrotando Hencken para se tornar campeão mundial em 1973. Ele também ganhou o bronze medley individual nos 200m em Belgrado antes de conquistar o ouro nos 100m e 200m peito em Cali, Colômbia, por dois anos. mais tarde.


Nas Olimpíadas de Montreal, ele conquistou a prata atrás de Hencken nos 100m peito antes de inverter as posições enfaticamente na prova mais longa. Wilkie estabeleceu um recorde olímpico nas eliminatórias e depois quebrou o recorde mundial por três segundos para levar o ouro. Ele foi o único não americano a vencer uma corrida de piscina em Montreal.


Um mês depois de seus segundos Jogos Olímpicos, Wilkie anunciou sua aposentadoria da natação, mas continuou envolvido no esporte pelo lado tecnológico. Ele também foi cofundador de empresas de saúde e de alimentos para animais de estimação, e ganhou as manchetes em 2017 quando – aos 62 anos – foi avisado por nadar rápido demais e sem o devido cuidado e atenção aos outros usuários de sua piscina local.


A companheira de equipe de Montreal, Sharron Davies, expressou sua tristeza em X, chamando-o de "minha primeira paixão e definitivamente uma inspiração". Aquatics GB o elogiou como "um dos primeiros ícones da natação britânica".

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar