Últimas Notícias

Brasil é eleito sede da Copa do Mundo feminina de 2027

 

Taça da Copa do Mundo feminina no alto do Cristo Redentor no nascer do sol do RJ iluminando o Corcovado
Foto: Thaís Magalhães/CBF

A FIFA (Federação Internacional de Futebol) anunciou na madrugada desta sexta (17), que o Brasil sediará a Copa do Mundo feminina em 2027. O anúncio foi feito após votação realizada no congresso da entidade, que acontece na Tailândia e a candidatura brasileira venceu por 119 votos a 78. Essa será a primeira vez do torneio na América do Sul.

O sonho de receber a competição já vinha sendo construído desde 2019, quando o país pleiteou para 2023, mas o Governo Federal à época decidiu não seguir adiante em 2020. Após a posse do Governo Lula, a então Ministra do Esporte, Ana Moser, decidiu voltar com o desejo brasileiro de sediar o torneio e mesmo após sua saída, a pasta decidiu que iria em frente. 

O país teve como adversário a candidatura tríplice de Alemanha, Bélgica e Países Baixos, mas antes chegou a ver África do Sul e a candidatura em dupla de Estados Unidos e México como concorrentes, só que estes resolveram desistir e deixar para 2031. A infraestrutura construída para a Copa masculina de 2014 será utilizada assim como os seus estádios. 

Na sua apresentação, o Brasil teve Duda Pavão no púlpito e conversando com a assistente virtual Iara, que começou falando que o melhor caminho para o futuro é tomar as decisões corretas no presente. Depois, Duda ressaltou que o Brasil é um país com experiência em grandes eventos, com Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e duas Copas do Mundo masculino.

Foi neste momento que ela deu uma declaração forte mostrando o quão valorizado será o torneio no país. "Usaremos nossos melhores estádios, porque é isso que o futebol feminino merece", disse Duda na apresentação. 

O momento brasileiro seguiu ressaltando a audiência e o engajamento do Brasil na última copa e com torneios femininos, além de mostrar a miscigenação com dados mostrando que o país é formado por pessoas que vieram de todos os lugares, como África, Líbano e Japão.

Depois, foi ressaltado o apoio das autoridades e citadas jogadoras que fizeram história como Formiga, Sissi e é claro, a seis vezes melhor do mundo, Marta.

Após a FIFA visitar os locais que se candidatavam para receber o torneio, os avaliadores deram nota 4 para o Brasil e 3.7 para a candidatura europeia. Com isso, a candidatura brasileira chegou com leve favoritismo para a votação.

Essa será também a primeira vez que a América do Sul receberá a Copa feminina. O continente já recebeu os Mundiais de base e além disso, nunca ganhou uma edição. 

Diferente da Copa de 2014, quando foram 12 sedes, o Brasil colocou 10 nesta candidatura - sem Curitiba e Natal - com abertura e final no Maracanã, assim, garantindo que a seleção brasileira jogue no templo do futebol.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar