Últimas Notícias

Brasil conquista cinco medalhas no Pan-Americano de Ciclismo em São José dos Campos


Foto com quatro ciclistas competindo
Foto: Allan Modesto/CBC



Com uma semana de programação, o Pan-Americano de Ciclismo de Estrada começou na última segunda-feira (20). A edição de 2024 foi realizada no Brasil, em São José do Campo e contou com provas de resistência e contrarrelógio individual nas categorias Elite, Sub23 e Junior. Participaram da competição 357 atletas de 31 países e foi realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo, juntamente da Federação Paulista de Ciclismo, com destaque para a equipe brasileira.

A última competição aconteceu em Santiago no Chile e o Brasil terminou com apenas três medalhas nas disputas. Os países em destaque foram Colômbia, México e Estados Unidos, com 14, 10 e 10 medalhas. Além disso, o Canadá conquistou cinco ouros, perdendo apenas para a Colômbia, com 6.




Foto de Lauren Stephens, Wellyda Rodrigues, Catalina Soto Campos no pódio
Foto: Allan Modesto/CBC



Destaques do Brasil


O Brasil foi destaque nas provas de resistência de Elite Feminino, que aconteceu no sábado (25) com Wellyda Rodrigues, que terminou a prova em incríveis 2h24m11s, ficando atrás somente da Americana Lauren Stephens, que foi segundo lugar na categoria elite contrarrelógio, garantindo ao Brasil a medalha de prata. O terceiro lugar foi para a chilena Catalina Soto em uma disputa acirrada em que as três tiveram o mesmo tempo, a decisão teve que ser realizada pelo tempo dos últimos 100m, como consta no regulamento da Federação.

Outro vitória significativa foi a de Guilherme Assis Moreira Lino, na Resistência Júnior Masculino, após nove voltas no circuito de 11,8 Km com o tempo de 2h40min15s, conquistou a medalha de ouro. Além do ciclista Matheus Constantino, que também garantiu ao Brasil o bronze no tempo de 2h40min21s.

O brasileiro Otávio Augusto Gonzeli ficou em evidência por ter conquistado, com apenas 21 anos, uma medalha de ouro na categoria sub-23 de resistência do Ciclismo de Estrada e se encontrar em 1º lugar no ranking geral da competição. Ele completou o trajeto de 159,4 km em apenas 3h02min24s. A disputa foi acirrada até o final com o mexicano José Ramón Muñiz e o colombiano Jaider Munõz, mas Otávio consagrou o ouro enquando Munõz e Muñiz ganharam prata e bronze, respectivamente.

Dentro da categoria resistência de Elite Feminino, outras 5 brasileiras participaram da disputa, mas não pegaram pódio: Ana Vitória Magalhães (11º), Marcella Toldi (41º), Ana Paula Polegatch (45º), Taise Maiara (46º) e Carolina Bilato (49º).

Na Elite Masculino, a melhor colocação do Brasil foi de Kleber Ramos da Silva, com um tempo de 4h17min51s se classificou em 8º lugar e não teve pódio. Já na Júnior Feminina, a brasileira Catharine Ehrmann Vieira ficou em 4º com um tempo de 1h47min57s.

Apesar de totalizar apenas quatro medalhas nas provas de resistência, a Federação Brasileira teceu elogios aos treinadores brasileiros, que montaram uma grande seleção com colocações excelentes no Pan-Americano.


Colocação geral


O ranking de maiores medalhistas dos jogos Pan-Americanos tem o Brasil em segundo, com 5 medalhas; duas de ouro, uma de prata e três de bronze. O país fica atrás apenas da Colômbia que teve nove medalhas no total.

De forma geral, o Brasil teve uma boa participação nos jogos e promete bons resultados para as Olimpíadas de Paris de 2024.


Foto com medalhas de ciclismo do Brasil
Foto: Allan Modesto/CBC




0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar