Últimas Notícias

Autoridades francesas prendem homem suspeito de colocar em risco o revezamento da tocha Olímpica

Autoridades francesas prendem homem suspeito de colocar em risco o revezamento olímpico
Foto:Reprodução/Inside The Game


O ministro do Interior da França, Gerald Darminin, anunciou o interrogatório policial de um homem por causa de uma ameaça ao revezamento da tocha de Paris 2024, que passava pela cidade de Bordeaux na quinta-feira. Os investigadores detectaram postagens referentes a um assassinato em massa em 2014 na Califórnia, informou a AFP.


A segurança é rigorosa e um tema quente para os organizadores dos Jogos Olímpicos de Verão, uma vez que a polícia tem sido minuciosa na prevenção de todos os tipos de ataques possíveis; mais visivelmente em chamas à medida que se aproxima de Paris, faltando 63 dias para a cerimónia de abertura no rio Sena, uma situação de alto risco que exigirá o máximo esforço e concentração de todas as forças envolvidas.


Temendo um ataque na quinta-feira, as autoridades locais prenderam um homem de 26 anos antes da procissão de revezamento em Bordeaux, disseram as autoridades. “Um indivíduo que planejava um ato violento durante o revezamento da tocha olímpica em Bordeaux foi questionado”, disse Darminin no X, o antigo Twitter.


Uma investigação sobre o indivíduo, identificado como Alex G., ocorreu depois que alertas do órgão de vigilância do extremismo online da França detectaram postagens referentes a um assassinato em massa em 2014 na Califórnia. O homem, que foi preso na terça-feira, compareceu perante um juiz de instrução na quinta-feira. 

Os promotores solicitaram uma investigação por “conspiração criminosa e justificativa do crime”.


A tocha olímpica passou pela cidade no sudoeste do país como parte de uma turnê nacional antes das Olimpíadas, que começam em 26 de julho. Bordeaux sediará vários jogos de futebol no torneio olímpico. Todo o revezamento é cercado por uma segurança rigorosa, o que tem sido motivo de preocupação constante para os organizadores de Paris 2024: especialmente no que diz respeito à tocha, que percorre mais de 450 vilas e cidades francesas e passa por dezenas de atrações turísticas, incluindo o Mont Saint Michel. Cerca de 200 membros das forças de segurança serão posicionados permanentemente ao seu redor, incluindo uma equipe antiterrorista da SWAT e agentes anti-drones.


No sábado passado, o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, anunciou que a chama olímpica não passará pela Nova Caledónia no dia 11 de junho, após vários dias de tumultos e violência mortal no arquipélago ultramarino que as autoridades francesas estão a tentar acalmar.


Darmanin referiu-se ao risco de protestos, inclusive de grupos de extrema esquerda ou ativistas ambientais como a Extinction Rebellion. Os organizadores prometeram Olimpíadas “espetaculares” e “icônicas”, com muitas das competições esportivas marcadas para acontecer em locais temporários ao redor da Cidade Luz, incluindo a Torre Eiffel e os Invalides.


Após a prisão de quinta-feira, o promotor recomendou que Alex G. fosse detido sob custódia depois que ele admitiu ter considerado a realização de um ataque, informou a AFP. "Nenhuma referência foi feita à tocha olímpica", disse a promotora de Bordeaux, Frederique Porterie, em comunicado à imprensa.


De acordo com uma fonte policial, Alex G. compartilhou um videoclipe com Elliot Rodger, que matou seis pessoas e a si mesmo em um tumulto em 2014 na Califórnia, escrevendo: “sentimos sua falta, Elliot”. A polícia apreendeu “um revólver, uma bala de borracha, vários telefones celulares e um computador” durante uma busca na casa do suspeito em um subúrbio de Bordeaux.


O promotor disse que pessoas próximas ao suspeito dizem que ele é “psicologicamente muito frágil. No entanto, o psiquiatra nomeado não revelou nenhum distúrbio específico”. As investigações iniciais mostraram interesse no movimento incel, um grupo online de homens que odeiam mulheres e que se descrevem como “celibatários involuntariamente”, acrescentou Porterie.


A origem da tocha remonta às antigas Olimpíadas, quando uma chama sagrada ardia durante os Jogos. As Olimpíadas de Paris acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto, seguidas pelas Paraolimpíadas de 28 de agosto, terminando em 8 de setembro.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar