Últimas Notícias

Alberte Kjær e Richard Murray vencem a etapa de Huatulco pela Copa do Mundo de Triatlo

Alberte Kjær (DEN) e Richard Murray (NED) vencem a etapa de Huatulco pela Copa do Mundo de Triatlo
Foto:Divulgação/World Triathlton 


Neste domingo (19), Alberte Kjær (DEN) e Richard Murray (NED) superaram dezenas de triatletas e se sagraram campeões da etapa de Huatulco pela Copa do Mundo de Triatlo

Richard Murray

No masculino 58 atletas iniciaram a competição de triatlo na Praia de Chahué, em Huatulco, sob condições climáticas adversas: 29,3ºC de temperatura, 30ºC na água e 75% de umidade. Desde o começo, a natação se mostrou desafiadora devido às fortes correntes.


Diego Moya (CHI) provou mais uma vez que é um excelente nadador em águas abertas e liderou os atletas fora da água seguido por João Nuno Batista (POR), Henri Schoeman (RSA), Kevin McDowell (EUA) e Mitch Kolkman (NED).

A longa transição favoreceu a aproximação de atletas que estavam atrás, como Richard Murray(NED)
No ciclismo, Sebastian Wernersen (NOR), Brock Hoel (CAN) e Schoeman lideraram por 5km, mas foram alcançados pelo pelotão. Pelayo Gonzalez Turrez, estreante espanhol, ousou e abriu 25 segundos de vantagem nas últimas voltas.


Na corrida, Murray e Kolkman, ambos da equipe holandesa, destacaram-se. Murray, experiente, assumiu a liderança na transição, seguido por Kolkman, que buscava pontos para se qualificar para os Jogos de Paris. Juntos, foram seguidos por Erwin Vanderplancke (BEL), Bence Bicsak (HUN), Beaulieu, Reed e McDowell, enquanto muitos atletas perdiam rendimento devido ao calor e umidade.


Murray cruzou a linha de chegada vitorioso, expressando satisfação: “Eu não sabia que hoje iria acabar assim, o único objetivo para mim hoje era tentar fazer com que Mitch (Kolkman) ficasse entre os 20 primeiros para se classificar para os Jogos. Ganhar e ele se classificar... não tem nada melhor que isso”, disse. “Tentei estar motivado hoje, consegui passar o corte do grupo na moto, acho que fui o último a conseguir. Saí correndo com o Mitch pensando que talvez nós dois subíssemos ao pódio, mas ele se classificou, então estou muito satisfeito”, explicou.


A última vez que Richard Murray (NED) executou seu chute de perna característico ao pegar a fita em um grande evento foi em 2018, em Mooloolaba, mas a corrida masculina na Copa Mundial de Triatlo Huatulco marcou várias estreias e um retorno. Foi a primeira vitória de Murray na Copa do Mundo desde que representou a Holanda e também foi o primeiro pódio para Mathis Beaulieu (CAN) e John Reed (EUA), que terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Alberte Kjær

Alberte Kjær Pedersen, da Dinamarca, demonstrou novamente sua habilidade em enfrentar condições climáticas adversas.


Quarenta e oito mulheres alinharam-se para uma competição desafiadora que incluiu uma natação de 750m com fortes correntes, um percurso de bicicleta de 22km com subidas exigentes, e uma corrida de 5km, tudo sob altas temperaturas e umidade elevada.


Zsanett Kuttor-Bragmayer, da Hungria, liderou a natação, seguida por um grupo de oito competidoras, incluindo Rachel Klamer (NED) e Lotte Miller (NOR). Após a primeira transição, um grande grupo de cerca de 25 atletas se formou, transformando o percurso de bicicleta em uma corrida de grupo.


Na segunda transição, 23 atletas se prepararam para a corrida final, com um grupo de oito assumindo a dianteira. Pedersen, Klamer, Gina Sereno (EUA), Karolina Helga Horvath (Hungria) e outras rapidamente se destacaram, deixando Ackerlund e Tome para trás. Atletas como Lisa Perterer (AUS) e Julia Hauser (AUS), além de Dominica Jamnicky (CAN), lutavam por pontos cruciais para manter suas esperanças de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris.


À frente do drama, o grupo de seis mulheres segue em frente, abrindo uma brecha que aumentava quilômetro após quilômetro. Foi Solveig Lovseth(NOR) quem atacou primeiro, faltando apenas 500 m, mas Rachel Klamer(NED) e Pedersen foram com ela e a norueguesa desvaneceu-se ligeiramente e foi Pedersen quem assumiu a liderança para levar a fita com estilo, sua terceira vitória na Copa do Mundo de sua carreira, e a segunda em Huatulco, onde conquistou sua primeira Copa do Mundo em 2021. “Estou muito feliz com minha vitória aqui hoje e consegui ter um desempenho muito bom no calor, e na Dinamarca faz muito frio”, disse ela. “Na primeira volta da corrida resolvi ficar com o grupo, porque estava com medo do calor. Eu sabia que meu sprint final estava muito bom, então tentei esperar e fui em frente no final”, explicou ela.


Klamer e Lovseth conquistaram a segunda e terceira colocação respectivamente.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar