Sigla: MAR
Medalhas na história: Ouro: 7 | Prata: 5 | Bronze: 12 | Total: 24
Em Tóquio... Ouros: 1 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 1
Primeira Participação olímpica – Roma 1960
Maior medalhista olímpico – Hicham El Guerrouj (Atletismo), dois ouros e uma prata
O país localizado no Norte da África participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos na edição de Roma em 1960, quatro anos após sua independência. E logo em sua primeira olimpíada, Marrocos faturou uma prata na maratona masculina, com Rhadi Ben Abdesselam, que ficou atrás apenas da lenda etíope Abebe Bikila que venceu a maratona correndo descalço.
Em Montreal 1976, Marrocos chegou a enviar delegação e participou de provas de atletismo e de boxe antes de apoiar boicote africano contra a participação da Nova Zelândia e se retirar dos jogos. Em Moscou 1980, Marrocos participou de outro boicote, se alinhando com os Estados Unidos contra a União Soviética.
A melhor participação foi em Los Angeles-1984, na 18ª colocação e dois ouros conquistados 0s primeiros da histórica de Marrocos com Nawal El Moutawakel e Said Aouita. Já Sidney-2000 registrou o maior número de medalhas, com cinco no total - uma prata e quatro bronzes.
![]() |
Guerrouj após vencer a prova dos 1500m em Atenas/Foto: Jogos Olímpicos |
A maior delegação marroquina foi no Rio 2016, com 63 atletas. Em Tóquio 2020, os africanos enviaram 48 atletas, com uma medalha de ouro conquistada com Soufiane El Bakkali nos 3000 metros com obstáculos
Até agora, já tem 46 atletas classificados em 14 modalidades nos Jogos olímpicos de Paris 2024.
Esportes fortes
Atletismo – A modalidade é a responsável por todos os sete ouros do Marrocos em Jogos Olímpicos. e das 24 medalhas do país, 20 foram do esporte em provas de fundo e meio fundo. Outra prova que Marrocos é forte é nos 400m com barreiras feminino. O fundista Hicham El Guerrouj é o maior medalhista. com dois ouros e uma prata.
Atletas
![]() |
El Bakkali após ganhar o ouro em Tóquio/Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigiel |
Soufiane El Bakkali (Atletismo) - Atual campeão olímpico, bicampeão mundial dos 3000m com obstáculos e vencedor da Diamond League em 2022, El Bakkali é o principal nome do esporte do país na atualidade, domina o 3000m com obstáculos há anos e é o favorito para levar o bi olímpico em Paris 2024 na prova.
Fatima Gardadi (Atletismo) - Fátima disputava provas de 800m e somente em 2022 migrou para as maratonas, o que deu super certo. No ano seguinte ela faturou o bronze na prova disputada no Mundial de 2023, em Budapeste, e pode surpreender novamente na França se conseguir manter esse nível de ascensão.
0 Comentários