Últimas Notícias

Parada das Nações - Malásia

Parada das Nações - Malásia



Sigla: MAS

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 8 | Bronze: 5 | Total: 13

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 1 | Bronze: 1  | Total: 2

Primeira Participação olímpica – Melbourne 1956 (Como Malaia e Bornéu do Norte)

Maior medalhista olímpico – Lee Chong Wei (Badminton), três pratas.




A Malásia estrou em jogos olímpicos em Melbourne-1956, quando ainda se chamava Malaia e Bornéu do Norte. Em Roma-1960, competiu com o nome de Malaia. A Malásia como conhecemos atualmente competiu pela primeira vez em Tóquio 1964, um ano após as colônias britânicas se federarem para criar uma Malásia independente.


E desde sua estreia, os malaios só ficaram de fora da edição de Moscou-1980, por apoiarem o boicote liderado pelos Estados Unidos aos Jogos Soviéticos. E apesar das treze medalhas olímpicas, a Malásia ainda busca o seu primeiro ouro olímpico.

Lee Chong Wei é o maior medalhista olímpico da Malásia (Foto: AFP)

A melhor participação malaia foi em Barcelona 1992, na 54ª colocação., quando conquistaram sua primeira medalha olímpica, um bronze nas duplas masculinas do badminton com Razif e Jalani Sidek. Já na olimpíada do  Rio de Janeiro em 2016 foi quando o país conquistou mais medalhas: cinco, sendo quatro pratas e um bronze.

A maior delegação foi em Tóquio-1964, com 62 atletas. Na última olimpíada também em Tóquio em 2021, a Malásia enviou 30 atletas. Em Paris 2024, até agora o país já tem nove atletas em seis modalidades.


Esportes fortes


Badminton – responsável por 9 das 13 medalhas olímpicas malaias, o esporte da "peteca" é o carro chefe do país nos Jogos Olímpicos e um dos países que rivaliza com a China, grande potência no esporte. O maior nome da história da Malásia é o aposentado Lee Chong Wei, Atualmente, os duplistas Aaron Chia e Soh Yik são o nome mais forte do país.

Ciclismo – Esporte que ganha força na Malásia, principalmente na modalidade de pista. Ganhou medalhas em 2016 e 2020, ambas no keirin com Azizulhashi Awang, que já está garantido em Paris 2024.

Awang com a bandeira malaia após uma prova/Foto: REUTERS



Atletas


Azizulhashi Awang (Ciclismo Pista) - Awang é o grande nome malaio dos esportes olímpicos. Prata no Keirin em 2016 e bronze  na mesma modalidade em 2020, o ciclista vai tentar sua terceira medalha olímpica, de preferência o inédito ouro para o país em Paris.

Aaron Chia e Soh Yik (Badminton) – Bronze nas duplas masculinas em Tóquio, atuais campeões mundiais e atualmente quinta melhor dupla do mundo, Chia e Yik estão entre os maiores favoritos para levar o ouro na capital francesa

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar