Últimas Notícias

Parada das Nações - Luxemburgo

Do lado esquerdo, fundo azul com o texto "Parada das Nações Paris-2024 Luxemburgo (Luxemburg)" e abaixo a logo do Surto Olímpico. Do lado direito, foto da delegação de Luxemburgo.



Sigla: LUX
Medalhas na história - Ouro: 1 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 3
Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira participação olímpica - Estocolmo-1912
Maior Medalhista olímpico - Josy Barthel (atletismo), um ouro 


A história de Luxemburgo remonta ao século X, com a criação de um condado parte do Império Romano. Após passar pelo controle francês, austríaco, belga e dos Países Baixos, o país ganhou os contornos territoriais e independência atuais somente em 1839, com o Tratado de Londres. Com uma população de cerca de 653 mil habitantes, o país que se localiza entre França, Bélgica e Alemanha é um dos menores da Europa e também um dos mais desenvolvidos.

PARADA DAS NAÇÕES - LITUÂNIA

A estreia olímpica oficial de Luxemburgo nos Jogos olímpicos foi na edição de 1912 em Estocolmo (SWE), estando em todas as olimpíadas seguintes, exceto a edição de 1932, quando não enviou atletas em Los Angeles.   

Um detalhe interessante vem da confusa olimpíada de Paris em 1900. Michael Théato, um luxemburguês de 22 anos que vivia na França desde os 12, venceu a maratona masculina mas o ouro contou para a França. Só no fim do século XX foi descoberta a verdadeira nacionalidade de Théato e o Luxemburgo tem tentado até hoje fazer que o COI reconheça esta medalha de ouro.

Os esportes mais populares no país são o futebol, tênis, ciclismo e atletismo. No tênis, o país teve atletas de destaque no top-100, como Mandy Minella, Gilles Müller e Claudine Schaul. Já no ciclismo, Andy Schleck é um dos principais atletas do país, sendo o campeão do Tour de France de 2010 após Alberto Contador – que terminara em primeiro – ter sido desclassificado por doping 2 anos depois da competição.

Em Jogos Olímpicos, Luxemburgo acumula duas medalhas: um ouro nos 1500m com Josy Barthel em Helsinque-1952 e uma prata, a primeira conquista olímpica do país, na Antuérpia-1920 com Joseph Alzin no levantamento de peso. Se incluirmos os jogos olímpicos de inverno, Luxemburgo tem quatro medalhas olímpicas, já que o atleta Marc Girardelli conquistou duas pratas no esqui alpino em Albertville-1992.

Foto em preto e branco de Josy Barthel em seu uniforme de competição
Josy Barthel é um dos únicos medalhistas olímpicos de Luxemburgo. Foto: reprodução/Dicolympique


Em Tóquio-2020, o país esteve representado por 12 atletas nos seguintes esportes: tiro com arco, atletismo, ciclismo, hipismo, natação, tênis de mesa e triatlo. O melhor resultado veio nos 1500m, com Charles Grethen terminando em 12º lugar. Até o momento, Luxemburgo tem seis vagas olímpicas garantidas no atletismo, ciclismo e hipismo

 

Esportes fortes


Atletismo: apesar de não ser favorito à medalha, o atletismo é um dos esportes em que Luxemburgo tem presença mais constante em jogos olímpicos, sendo uma das únicas modalidades em que o país possui medalha (mesmo que longínqua). Para Paris, já tem classificados Patrizia van der Weken, nos 100m rasos feminino, e Bob Bertemes, no arremesso de peso masculino.

Ciclismo: um dos esportes mais tradicionais do Luxemburgo, o país conquistou três vagas até o momento na modalidade estrada (masculino e feminino) e contrarrelógio (feminino). Os atletas ainda não foram definidos pelo comitê nacional.

 
Christine Majerus é a principal ciclista de Luxemburgo há mais de 10 anos. Foto: reprodução/challengetires


Atletas


Christine Majerus (Ciclismo estrada): considerada uma das melhores ciclistas luxemburguesas de todos os tempos, a atleta busca se manter como a melhor de seu país no ranking mundial para conseguir a classificação a Paris e participar de sua quarta edição de jogos olímpicos. No currículo, acumula 41 campeonatos nacionais e o título do Sparkassen Giro Bochum em 2013. Em Tóquio, foi a porta-bandeira de Luxemburgo na parada das nações.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar