Últimas Notícias

94 Dias para Paris: Daiane dos Santos, a primeira a encantar o Brasil na ginástica artística

 



A contagem regressiva  para os Jogos olímpicos de Paris continua! E a personagem olímpica do dia encantou o Brasil ao som de 'Brasileirinho', Daiane dos Santos! Vamos um pouco sobre a carreira de Daiane e o ela que tem feito atualmente:


Nome: Daiane Garcia dos Santos

Local e Data de nascimento: Porto Alegre (RS), 10 de fevereiro de 1983


Olimpíadas

Atenas 2004 - Quinto lugar no solo com 9.375 e nono lugar por equipes com 147.345

Pequim 2008 - Sexto lugar no solo com 14.975 e oitavo lugar por equipes com 174.875

Londres 2012 - Décimo segundo lugar por equipes com 161.295


Principais Conquistas

  • Campeã mundial de solo em 2003 (Primeira brasileira a conseguir tal feito)
  • Nove ouros em etapas de Copa do mundo
  • Cinco medalhas em Jogos Pan-americanos (Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio-2007)

Foi inaugurado no centro de Porto Alegre em 2023 um mural de mais de 50 metros em homenagem a Daiane dos Santos (Mateus Bruxel/Agência RBS) 


Você Sabia? 

  • Daiane foi a primeira brasileira a ter dois movimentos homologados pela Federação Internacional de Ginástica  com seu nome: duplo twist carpado (Dos Santos I) e duplo twist esticado (Dos Santos II)
  • Antes de Rebeca Andrade encantar o mundo com o seu solo ao som de 'Baile de Favela', Daiane do Santos deixou o público hipnotizado com sua apresentação de solo ao som de 'Brasileirinho', usada no auge da atleta enquanto executava seus twists duplos
  • Em Atenas-2004 Daiane teve a chance de conquistar um inédito ouro no solo, mas um pé fora do tablado após um aterrisagem causou uma penalização que a tirou pela briga por medalhas. Sua nota de dificuldade era tão alta que acabou a ajudando a ficar em quinto lugar na final. 
  • Infelizmente as lesões acabaram atrapalhando a carreira da atleta, que decidiu se aposentar das competições aos 29 anos após a olimpíada de 2012.
  • Daiane dos Santos passou a ser comentarista de ginástica do Grupo Globo, sempre comentando grandes competições como mundial e olimpíada. Seu momento indo às lágrimas após a medalha de prata conquistada por Rebeca Andrade viralizou nas redes sociais durante a olimpíada de Tóquio.
  • Daiane já participou de dois Reality shows da TV Globo: a segunda temporada de 'The Masked Singer Brasil' em 2022 e a 'Dança dos Famosos' em 2023.
  • Desde o fim de sua carreira, Daiane dos Santos é a embaixadora da ONU Mulheres
  • Daiane também fundou o projeto brasileirinhos, onde se ensina ginástica artística para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em Paraisópolis e Aricanduva (SP)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar