Últimas Notícias

Sul-Americano de Marcha Atlética reúne atletas de cinco países

Sul-Americano de Marcha Atlética reúne atletas de cinco países
Foto: Federação Colombiana de Atletismo



Sul-Americano de Marcha Atlética, que será disputado domingo (10/3), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na grande Recife, reunirá atletas de cinco países: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, além do Brasil. O evento será transmitido ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Um dos destaques estrangeiros é o colombiano José Leonardo Montaña, inscrito nos 20 km, prova que venceu este ano no Campeonato Nacional de seu país, com 1:27:41. Aos 31 anos, ele é o atual campeão pan-americano dos 35 km, título conquistado em 2023, em Manágua, na Nicarágua.

Outra atração é a equatoriana Paola Bibiana Perez, atual campeã sul-americana dos 20 km. Ela ganhou a medalha de ouro em 2022 na prova, em Miraflores, em Lima, Peru.

No total, são 34 atletas estrangeiros inscritos na competição nos 20 km Adulto masculino e feminino, Sub-20 também nos dois gêneros, e no Sub-18 entre mulheres e homens. Nos 35 km, apenas brasileiros.

O Atletismo Brasil participará da competição com 30 atletas – 15 mulheres e 15 homens -, equipe completa. O Sul-Americano é importante porque conta pontos para o Ranking Olímpico e é oportunidade de os brasileiros melhorem as suas colocações no Ranking Mundial, critério de convocação da seleção para o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, marcado Antalya, na Turquia, no dia 21 de abril.

A marcha sul-americana é uma das mais fortes do mundo. A peruana Kimberly Garcia, por exemplo, ganhou duas medalhas de prata no Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, em 2022, nos 20 km e nos 35 km. O equatoriano Alexander Davi Hurtado ganhou a medalha de ouro nos 20 km no Pan-Americano de Santiago, no Chile, com 1:19:20, chegando à frente do brasileiro Caio Bonfim, medalha e prata, com 1:19:24.

O equatoriano Jeferson Perez é o recordista sul-americano dos 20 km, desde 23 de agosto de 2003, em Paris (FRA), com o tempo de 1:17:21. Ele ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996 (1:20:07) e prata em Atenas-2004, com 1:19:15.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar