No espírito de igualdade que se tornou uma marca registrada dos próximos Jogos, Paris 2024 optou por não fazer distinção entre Olimpíadas e Paraolimpíadas no design dos cartazes oficiais. Tal como acontece com a tocha e os mascotes, os cartazes estão interligados e unidos.
Nesta segunda-feira, 4 de março, uma versão gigante dos cartazes foi exposta no Musée d'Orsay, em Paris. Eles permanecerão lá até 10 de março para visitantes de todo o mundo verem.
“É um momento novo e chave na história do Paris 2024”, disse o presidente do Paris 2024, Tony Estanguet, no evento onde os cartazes foram revelados. “Tentamos ser diferentes e imaginar cartazes que se parecessem conosco, cartazes que vão além de um mero logotipo”.
Paris 2024 contratou Ugo Gattoni, ilustrador parisiense de estilo vibrante, para criar os cartazes. Ele trabalhou em seu estúdio de 19 de setembro de 2023 a 19 de janeiro de 2024, gastando um total de 2.000 horas criando os dois pôsteres que se tornarão um símbolo duradouro dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024.
“Ugo é conhecido por seu universo colorido e divertido”, acrescentou Estanguet. 'Precisávamos desse universo. Era importante que esses cartazes pudessem viver sozinhos, separadamente – um cartaz Olímpico e um Paraolímpico – mas também que pudessem viver juntos.
” Os pôsteres estarão disponíveis para compra no Musée d'Orsay e no site da loja Paris 2024. A partir de 5 de março, estarão também disponíveis nas lojas Paris 2024 e na FNAC, parceira dos Jogos Paris 2024. Posteriormente, serão vendidos no Carrefour, outro parceiro do Paris 2024.
Narrativa e conceito criativo
Os Cartazes foram concebidos como uma composição rica e repleta de microelementos e pequenas cenas, nas quais o espectador pode passear livremente e mergulhar. O público é convidado a passear por este microcosmo vibrante, descobrindo novos fragmentos a cada olhar, num jogo de perspectiva típico do ilustrador: À distância, uma cena global transmite uma mensagem inicial, depois, à medida que se aproxima, novos detalhes aparecem e abrem-se. a porta para uma nova série de narrativas possíveis.
Devaneio e Fantasia
Os Cartazes mergulham-nos numa versão utópica e fantasiosa de Paris, uma espécie de imensa cidade-estádio circular. Representam uma cidade aberta ao mundo, na qual lugares, monumentos e símbolos familiares são reorganizados e reinterpretados. Nesta versão imaginada de Paris, o desporto está em toda a cidade e a influência do movimento Art Déco nunca está longe, criando pontes entre o passado e o presente, entre a Paris dos Jogos de 1900, a dos Jogos de 1924, e isso, cem anos depois, dos Jogos de 2024.
Alegria e leveza
O tom geral da ilustração, alegre, festivo, colorido e luxuoso, foi pensado para ser consistente com o espírito e o estilo dos Jogos de Paris 2024, eles próprios concebidos como uma grande celebração popular, lúdica e altamente alegre.
-Símbolos Olímpicos e Paralímpicos: os Anéis Olímpicos, os Três Agitos, Stoke Mandeville, o Lema Olímpico, etc.
-Elementos característicos da edição Paris 2024: as mascotes, a chegada da Chama Olímpica a Marselha a bordo do Belém, a Corrida de Massas, os barcos da Cerimónia no Sena, a igualdade olímpica, os icónicos locais de competição, etc.
-Grandes símbolos de Paris e de França: a Torre Eiffel, a Marianne, a Patrouille de France [Patrulha Acrobática Francesa], o Metro de Paris, o Sena, o Arco do Triunfo, etc.
-Esportes: Muitos esportes representados, em particular os quatro novos esportes acrescentados por Paris 2024 ao seu programa: break, escalada desportiva, skate e surf
0 Comentários