Últimas Notícias

Parada das Nações - Hong Kong




Sigla: HKG

Medalhas na história: Ouro: 2 | Prata: 3 | Bronze: 4 | Total: 9

Em Tóquio... Ouro: 1 | Prata: 2 | Bronze: 3| Total: 6

Primeira participação olímpica: Helsinque-1952

Maior medalhista olímpica: Lee Lai Shan (Vela) e Cheung Ka Long (esgrima), um ouro cada


O primeiro atleta de Hong Kong a disputar uma olimpíada foi Yvonne Yeuong, que Berlim-1936 competiu pela República da China (hoje Taipei Chinês). O  Comitê Olímpico Nacional de Hong Kong foi formado em 24 de novembro de 1950 e reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 7 de maio de 1951, na sessão do COI em Viena. Hong Kong competiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1952 - como colônia britânica, mas competindo de forma independente. Desde então perdeu apenas os Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, por ter aderido ao boicote liderado pelos Estados Unidos os Jogos soviéticos.


Apesar desta longa história olímpica, nenhum atleta de Hong Kong havia terminado entre os 10 primeiros até os jogos olímpicos de 1996, quando Lee Lai Shan conquistou a primeira medalha olímpica do país, logo a de ouro, no windsurf classe mistral da Vela. 

Em 1º de julho de 1997, a China recuperou a soberania sobre Hong Kong, que deixou de ser colônia britânica. Mas foi acordado que o território manteria uma identidade olímpica separada, continuando a competir como independente.

Lee compete nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta, nos EUA (Foto: Reprodução / South China Morning Post)
Lee, primeira medalhista olímpica de Hong Kong (Foto: Reprodução / South China Morning Post)

Seul-1988 foi onde tivemos a maior delegação de Hong Kong em Olimpíadas, com 48 atletas. Na última olímpiada em Tóquio, quase o país conseguiu superar essa marca, com 46 atletas. Foi em território japonês que o país teve o seu melhor desempenho com seis medalhas conquistadas, uma de ouro, duas de prata e três de bronze.

Até o momento desta postagem, Hong Kong tem 15 atletas garantidos em Paris nas seguintes modalidades: ciclismo, natação, tênis de mesa e vela.

Esportes fortes

Tênis de mesa - Apesar de não ter o mesmo desempenho de sua nação soberana China, Hong Kong tem bons resultados a nível mundial, principalmente no feminino, onde o país conquistou uma medalha de bronze nas equipes femininas em Tóquio-2020. As mesatenistas do país já estão garantidas em Paris e devem tentar repetir o pódio por equipes na capital francesa

Natação - É uma modalidade que Hong Kong ganhou força recentemente, graças a nadadora Siobhán Haughey conquistou duas medalhas de prata, ambas em Tóquio 2020, e segue fazendo história, mostrando a força da natação de Hong Kong. Em Paris, as mulheres tem a maioria das vagad no momento na modalidades, com participações em dois revezamentos, o 4x100m livre e os 4x100m medley

Siobhan Haughey nos Jogos Asiáticos de 2023 (Foto: Reprodução / The Standard)
Siobhan Haughey nos Jogos Asiáticos de 2023 (Foto: Reprodução / The Standard)



Atletas 


Edgard Cheung Ka Long (Esgrima) - Campeão olímpico no florete em Tóquio, Cheung entrou para história como o segundo atleta de Hong Kong e primeiro homem a se sagrar campeão olímpico na história. Neste ciclo de Paris,  Cheung conquistou um bronze no individual no mundial de 2022  e ajudou sua equipe a levar bronze no mundial de 2023 e vai lutar pelo bi olímpico em Paris. 

O campeão olímpico de esgrima masculino de Tóquio, Edgar Cheung Ka-long, mostra sua medalha (Foto: Reprodução / DotDotNews)
O campeão olímpico de esgrima masculino de Tóquio, Edgar Cheung Ka Long, mostra sua medalha (Foto: Reprodução / DotDotNews)


Siobhán Haughey (Natação) - Primeira atleta de Hong Kong a ganhar duas medalhas em uma mesma olimpíada . Elas vieram nas provas de 100m e 200m livres. Neste último ciclo, Haughey brilhou no mundial de esportes aquáticos onde faturou três medalhas, com destaque para o ouro nos 200m livre, uma de suas principais provas ao lado dos 100m livre. Ela deverá estar em Paris em busca do seu primeiro ouro olímpico.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar