Últimas Notícias

Parada das Nações - Geórgia





Sigla: GEO

Medalhas na história: Ouro: 10 | Prata: 12 | Bronze: 18 | Total: 40

Em Tóquio... Ouro: 2 | Prata: 5 | Bronze: 1 | Total: 8

Primeira Participação olímpica: Atlanta 1996

Maior medalhista olímpico: Lasha Talakhadze (Levantamento de pesos), dois ouros

Após os atletas de país disputarem os jogos olímpicos de Barcelona-92 fazendo parte da Comunidade de estados independentes (CEI), a Geórgia estreou em olimpíadas de verão em Atlanta-96.


Reconhecida pelos feitos em esportes de combate e força como judô, wrestling e levantamento de pesos, a ex-república soviética faturou medalhas em todas as edições de olimpíada que participou, mas o seu primeiro ouro só veio em Atenas-2004, com Zurab Zviaduri no Judô.

Em Pequim a Geórgia conseguiu seu maior número de ouros, três, e na Rio 2016, levou sua maior delegação, com 40 atletas.Em Tóquio-2020, a Geórgia conquistou seu maior número de medalhas, oito no total.

Até o momento, quatro atletas georgianos estão garantidos em Paris, um no boxe, um no tiro esportivo e dois no wrestling.

Esportes fortes

Judô – Esporte em que a Geórgia tem o seu maior número de ouros, quatro no total, a Geórgia costuma ter muita força em olimpíadas e mundiais, especialmente na categoria masculina. No momento, três judocas georgianos estão entre os dois melhores do mundo nas categorias 81,90 e 100kg

Lasha Shavdatuashvili quer a quarta medalha olímpica em Paris (foto: Emanuele di Feliciantonio/IJF)



Wrestling – Herança do período soviético, o Wrestling é o esporte que mais deu medalhas aos georgianos com o total de 19 medalhas olímpicas, subindo ao pódio em todas as olimpíadas que disputou. Em Tóquio-2020, foram duas medalhas de prata e em Paris, já tem dois wrestlers classificados.

Levantamento de pesos – O levantamento de pesos conta com a presença de atletas da Geórgia no pódio olímpico desde Sydney 2000 e tem como maior destaque Lasha Talakhadze, que vem fazendo história na modalidade na categoria peso pesado.

Atletas

Geno Petriashvili (Wrestling) – bronze na Rio-2016 e prata em Tóquio, Petriashivili vem de dois vice-campeonatos mundiais (2023 e 2021) e um bronze em 2022. Em Paris, Geno vai brigar pela medalha de ouro inédita no estilo livre na categoria 125kg, 

Lasha Talakhadze (Levantamento de pesos) – Considerado o homem mais forte do mundo, o atual bicampeão olímpico vai em busca do tricampeonato, além de mais um recorde entre os 26 já conquistados. Imbatível em sua categoria, Talakhadze é sete vezes campeão mundial na categoria +109 kg e que se consagrar como um dos mais fortes da história em Paris. 

Lasha Talakhadze é o maior nome esporte olímpico da Geórgia. (Foto: Instagram/Lasha Talakhadze)


Lasha Shavdatuashvili (Judô) – o maior medalhista olímpico da história da Geórgia em quantidade, com uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, Shavdatuashvili busca sua quarta medalha na categoria -73kg (a única medalha de ouro dele em Jogos Olímpicos foi em 2012 na categoria 66kg). No momento, ele é o décimo primeiro do mundo em sua categoria e corre por fora pelo pódio em Paris.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar