Últimas Notícias

Parada das Nações - Finlândia



Sigla: FIN 

Medalhas na história - Ouro: 101  | Prata: 85 | Bronze: 119 | Total: 305 

Em Tóquio - Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 2 | Total: 2

Primeira participação olímpica - Londres-1908 

Sede dos Jogos Olímpicos de 1952 (Helsinque)

Maior Medalhista olímpico - Paavo Nurmi, atletismo - 9 ouros e 3 pratas


Sede dos Jogos Olímpicos de Helsinki-1952, a Finlândia participa das olímpiadas há mais de um século. Logo em sua primeira participação olímpica, em Londres-1908, ainda como uma parte autônoma do Império Russo, o país já conquistou cinco medalhas, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze no wrestling, uma de bronze na ginástica e uma também de bronze no atletismo. Sua participação mais vitoriosa, considerando o número de ouros, foi em 1920, na Antuérpia, já independente, quando conquistou 15 medalhas douradas. 

PARADA DAS NAÇÕES - FIJI

Na história olímpica, a Finlândia tem tradição no atletismo e no wrestling, esportes que, somados, são responsáveis por 197 das 305 medalhas olímpicas do país. No entanto, nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e da Rio-2016, as modalidades que subiram ao pódio foram o boxe – com Mira Potkonen levando dois bronzes em ambas as edições – e a natação – com Matti Mattsson também conquistando o bronze em Tóquio nos 200m peito. 

O atleta olímpico mais vitorioso do país nórdico é Paavo Nurmi, um dos maiores corredores de médias e longas distâncias na história, que soma nove ouros e três pratas em seu currículo. Há 100 anos, o atleta conquistou cinco ouros nos Jogos Olímpicos de Paris-1924, detendo até hoje o recorde de mais medalhas douradas ganhas no atletismo em uma só edição olímpica. Tais medalhas serão exibidas na capital francesa neste mês de março.

Foto em preto e branco de Paavo Nurmi cruzando a linha de chegada.
Paavo Nurmi cruzando a linha de chgada. Foto: divulgação/Wikipédia

Até a publicação desse texto, a Finlândia estava classificada em seis esportes para Paris-2024: atletismo, ciclismo, hipismo, vela, tiro esportivo e natação, totalizando 18 atletas. 

Esportes fortes

Atletismo: esporte tradicional no país desde o início de sua participação olímpica, o atletismo continua sendo uma das principais apostas de medalha para a Finlândia em Paris-2024. Até a publicação deste texto, o país já garantiu seis atletas para a competição: Aku Partanen, na marcha atletica; Viivi Lehikoinen, nos 400m com barreiras; Camilla Richardsson, na maratona, Wilma Murto, no salto com vara; e Silja Kosonen, no lançamento de martelo. 

Curiosidade: ski cross-country é o esporte de inverno mais vitorioso da Finlândia. Somando um total de 86 medalhas, sendo 22 de ouro, 27 de prata e 37 de bronze, é a segunda modalidade em que o país mais conquistou pódios em jogos olímpicos de verão e inverno, ficando somente atrás do atletismo com 114 medalhas. Na última edição dos jogos de inverno, realizados em Pequim, em 2022, seis das oito medalhas finlandesas foram nesta modalidade.  

Atletas

Veli-Matti "Aku" Partanen (atletismo): atleta experiente de 32 anos, Aku já representou a Finlândia nos jogos olímpicos da Rio-2016 e Tóquio-2020, competindo na marcha atlética. Em Paris, ele já tem vaga garantida e brigará por um pódio inédito. No último mundial, ficou em 6º lugar na modalidade de 20km, prova olímpica. 

Wilma Murto (atletismo): atual terceira colocada do ranking mundial, Wilma é uma das candidatas ao pódio no salto com vara em Paris-2024. No último mundial, foi medalha de bronze ao saltar para 4,80m, ficando 10 cm abaixo de Nina Kennedy (AUS) e Katie Moon (EUA), que empataram em primeiro lugar e estão à frete da finlandesa no ranking mundial. Paris será sua terceira olímpiada, tendo participado da Rio-2016 e de Tóquio-2020, terminando em 24º e 5º lugares, respectivamente. 

Wilma está com os dois braços levantados e a vara apoiada no ombro, preparando-se para a competição.
Wilma Murto vai para seu 3º jogos olímpicos em busca de sua primeira medalha. Foto: divulgação/all things nordic 

Silja Kosonen (atletismo): jovem atleta de 21 anos, Silja vem de uma boa participação no mundial de atletismo, realizado em Budapeste em 2023, quando terminou em 5º lugar no lançamento de martelo. Em sua curta carreira, além de duas vezes no top-8 de campeonatos mundiais adulto, Silja acumula títulos em campeonatos mundial e europeu sub-20, além do europeu sub-23. Atualmente, é a sexta colocada no ranking da modalidade. 

Matti Mattsson (natação): medalhista de bronze em Tóquio-2020, Matti Mattsson é o principal nadador finlandês. Sua prova mais forte é o 200m peito, modalidade em que subiu ao pódio nos últimos jogos olímpicos. No mundial de natação realizado em Doha, em fevereiro, terminou esta prova em 6º lugar, com um tempo de 2:09.80, 95 milésimos atrás de Nic Fink (EUA), terceiro colocado. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar