Últimas Notícias

LA DÉCIMA! Luiz Oliveira é o décimo boxeador brasileiro a carimbar sua vaga para as Olimpíadas de Paris 2024!

LA DÉCIMA! Luiz Oliveira é o décimo boxeador brasileiro a carimbar sua vaga para as Olimpíadas de Paris 2024!
    Foto: Miriam Jeske/COB

O boxe brasileiro garantiu mais uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024! O pugilista classificado é Luiz Oliveira, o Bolinha. No entanto, Wanderson de Oliveira, o Shuga, acabou, infelizmente, sendo eliminado.

No fim de tarde desta segunda- feira (11), Luiz Oliveira, o Bolinha, conquistou a tão sonhada vaga olímpica, ao vencer o britânico Owain Harris-Allan, por decisão unânime, em confronto válido pelas quartas de final do Pré-Olímpico Mundial da Itália, pela categoria até 57 kg. 

A quarta vitória na competição era o que bastava para classificar o brasileiro aos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e foi isso que Bolinha conseguiu, por meio de uma luta dominante e segura. O primeiro round ficou marcado pelo alto volume de golpes encaixados pelo brasileiro, que venceu por unanimidade. Buscando uma reação, Harris-Allan começou mais ofensivo no segundo assalto, mas Luiz foi seguro na defesa, esquivou-se com qualidade e controlou o ímpeto adversário, vencendo por 4:1. Assim, Bolinha chegou na última parcial com a vantagem muito bem encaminhada, complicando a vida do britânico, que precisaria de um nocaute nos últimos minutos para consegui a vitória. Não aconteceu. Bolinha seguiu tranquilo, anulou o adversário e saiu venceu o confronto por decisão unânime da arbitragem.

Com a grande vitóriade Luiz Oliveira, a delegação brasileira acumula seu décimo boxeador para Paris. Neto do histórico medalhista olímpico Servílio de Oliveira (o primeiro medalhista olímpico brasileiro do boxe), Bolinha disputará sua primeira Olimpíada na carreira, aos 23 anos de idade. Luiz foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires-2018 - onde ele foi, inclusive, porta-bandeira na cerimônia de abertura. Para saber mais sobre a bela história de Bolinha, clique aqui!

Apesar da glória de Bolinha, nem tudo foram flores nesta segunda. O outro brasileiro que estava na disputa pela vaga olímpica era Wanderson de Oliveira, o Shuga, que precisava de uma vitória para garantir a classificação. No entanto, Shuga acabou sendo derrotado pelo búlgaro Rami Kiwan, por decisão dividida, e não conquistou a vaga na categoria até 71kg. O primeiro round teve muito equilíbrio, com três árbitros dando vitória para Kiwan e dois para Shuga. Já no segundo assalto, o búlgaro impôs um maior volume de golpes e venceu por 4:1. Na última parcial, o brasileiro ainda conectou bons golpes, mas foi insuficiente para virar o combate.

Apesar da dura derrota, o sonho de disputar as olimpíadas ainda não acabou para Wanderson, que poderá buscar a sua vaga olímpica no segundo Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá entre 23 de maio e 3 de junho, em Bangcoc, na Tailândia. Junto a ele, Yuri Falcão e Viviane Pereira lutarão por suas vagas em Paris 2024.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar