Últimas Notícias

Prefeitura do Rio inaugura o Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado na Arena carioca 3



A Prefeitura do Rio inaugurou nesta quarta-feira (7), o Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Parque Olímpico da Barra, na Zona Oeste. Esta é a primeira vez que um estádio olímpico é transformado em uma escola pública. O novo equipamento educacional será a maior escola da rede municipal de ensino e se tornou o principal marco da retomada do Plano de Legado Esportivo de 2016.  O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

" É um dia muito especial para todos nós que vivemos esse sonho. Esse ginásio vai atender a mil crianças. Tudo isso aqui foi feito pensando nelas, com ensino em turno único voltado para a prática esportiva. A gente homenageia a brasileira mais carioca, que é a Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei. Que honra a gente poder tomar emprestado o nome e a história dessa mulher para inspirar várias gerações de cariocas" afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Na terça-feira (6/2), a Prefeitura do Rio já havia entregue mais legados: dois Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET), em Bangu e Santa Cruz, duas das quatro escolas construídas a partir da estrutura da Arena do Futuro, usando o conceito de arquitetura nômade. As outras duas escolas atenderão aos bairros de Campo Grande e Rio das Pedras, a partir de março.

O GEO Isabel Salgado foi batizado em homenagem a um dos maiores nomes do vôlei mundial e atleta olímpica. A escola atenderá cerca de mil alunos, do primeiro ao nono ano, em tempo integral, e é formada por 24 salas de aulas, sala multiuso, sala de apoio pedagógico, refeitório, cozinha, vestiários e banheiros. Além, claro, das instalações esportivas, com duas quadras e locais para a prática de judô, lutas, tênis de mesa e ginástica. As obras duraram 14 meses.

"O Brasil que nossa mãe acreditava é o que está aqui nesta criançada. Ela defendia o esporte como um instrumento de transformação social. Tudo o que ela queria era ver um programa de esportes voltado para a educação, para a construção da cidadania e para a possibilidade de um futuro com maiores oportunidades para essas crianças. Por isso, nenhuma homenagem traria mais alegria para ela e para a nossa família como dar nome a uma escola que integra a educação ao esporte. Nossa mãe é presente e agora também é futuro"  destacou Maria Clara, filha de Isabel Salgado. Os outros dois filhos, Carol e Pedro, também estavam presentes ao evento.

Antes da retomada do Plano de Legado, a Arena Carioca 3, agora transformada em GEO Isabel Salgado, recebeu as competições de taekwondo e esgrima durante os Jogos Olímpicos e judô nos Paralímpicos. Até o início das obras da nova unidade educacional, a instalação atendia gratuitamente mais de duas mil pessoas por mês em atividades esportivas e culturais gratuitas, além de receber eventos. Atualmente, as atividades ocorrem provisoriamente na Arena Carioca 2, até serem transferidas em definitivo para o Velódromo.

Além do GEO Isabel Salgado, a população carioca ganha, como mencionado acima, quatro escolas oriundas do Legado Olímpico. Com o objetivo de evitar que os investimentos para a realização dos Jogos dessem origem a instalações sem uso, os chamados “elefantes brancos”, a Prefeitura do Rio adotou a arquitetura nômade em grande parte de seu projeto olímpico e, principalmente, na construção da Arena do Futuro, palco das competições de handebol e goalball, nas Olimpíadas e Paralimpíadas, respectivamente.

Arena 2 dará lugar ao novo campus do IFRJ


O governo federal aproveitou a cerimônia e anunciou que, a exemplo da Prefeitura do Rio, vai transformar a Arena Carioca 2, também no Parque Olímpico em um novo campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A unidade educacional vai garantir o acesso ao ensino técnico e profissional para 1.400 estudantes das comunidades da região de Jacarepaguá.

O governo federal, responsável pela unidade de ensino, informou que a entrega da obra está prevista para 2025. A Arena 2 recebeu as disputas de Judô e Luta Olímpica durante os Jogos Olímpicos, e Bocha, nas Paralimpíadas.

"Temos a convicção de que um país só se desenvolve e cresce com justiça social se investir em educação. E educação tem uma relação muito forte com o esporte. Os países que têm mais destaque nas Olimpíadas são aqueles que investem em esportes nas escolas. Portanto, ocupar esse espaço, que é um legado da Olimpíada, com uma escola tem um simbolismo muito forte" disse o ministro da Educação, Camilo Santana.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar