Últimas Notícias

Parada das Nações - Emirados Árabes Unidos

  




Sigla: UAE

Medalhas na história- Ouro: 1 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total:2

Em Tóquio... Ouros: 0 | Pratas: 0 | Bronze: 0 | Total:0

Primeira Participação Olímpica – Los Angeles 1984

Maior medalhista olímpico - Ahmed Al Maktoum, (Tiro esportivo), um ouro



Os Emirados Árabes Unidos é uma federação, formada por 7 emirados (principados): Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah, Fujairah e os mais conhecidos Abu Dhabi e Dubai. Cada um deles é formado por algumas cidades e governado com poder absoluto por seu respectivo emir (príncipe). Os Emirados Árabes Unidos são considerados uma monarquia absoluta devido ao poder centralizado em sete famílias monárquicas.

 
Apesar de ser um país minúsculo (menor que o Estado de Santa Catarina), o PIB dos Emirados Árabes Unidos é similar ao das maiores economias mundiais, em grande parte graças aos recursos de petróleo e setor de investimento. Recentemente, no entanto, o país vem buscando diversificar sua economia, aumentando sua participação no setor de transportes e logística.

Al Maktoum, o único com medalha de ouro nos Emirados Árabes (foto: Reprodução)


O Comitê Olímpico dos Emirados Árabes Unidos foi formado em 1979, oito anos após a formação da confederação, e participou dos jogos de verão pela primeira vez, em 1984, em Los Angeles, participando de todos os jogos olímpicos desde então.

A primeira medalha, contudo, só veio em 2004, graças ao Sheik Ahmed Al Maktoum, integrante da família real Al-Maktoum (que controla Dubai), que conquistou o ouro no tiro, na categoria fossa. Em 2016, no Rio de Janeiro, veio a segunda medalha com Sergiu Toma, judoca naturalizado da Moldova, que conquistou o bronze na categoria 81kg.

Em Tóquio, os cinco representantes do país saíram sem medalhas. Em Paris 2024, a ciclista Safiya Al Sayegh fará história como a primeira emiradense a participar dos jogos olímpicos, na prova de estrada.

 

Esportes Fortes


Hipismo - A equipe de saltos dos Emirados Árabes Unidos classificou pela primeira vez aos jogos olímpicos e já chega com chance de medalha, graças ao fenômeno Omar Al Marzooqi, que conquistou medalha de prata nos jogos da juventude de 2018, com 18 anos de idade, e depois ajudou seu país a conquistar bronze nos jogos asiáticos de 2023. 

Judô - Os Emirados Árabes tem um histórico de naturalizações no judô e até o momento tem um bom número de atletas garantidos via ranking da Federação Internacional de Judô (IJF). No esporte em que deu uma das duas medalhas da história dos Emirados, a expectativa em Paris é brigar por mais um pódio.

Atletas

Al Marzooqi é um dos nomes que pode levar os Emirados árabes ao pódio olímpico em Paris

Omar Al Marzooqi (Hipismo- Saltos) - jovem prodígio do hipismo, Omar tem tido bons resultados no hipismo deste sua medalha de prata nos Jogos da juventude de Buenos Aires em 2018 e e pode brigar pelo pódio olímpico em Paris e dar uma inédita medalha para o país na modalidade

Narmandakh Bayanmunkh (Judô) - Mongol naturalizado emiratense, Narmandakh vem tendo bons resultados na categoria até 66kg e pode brigar pelo pódio olímpico em Paris, se conseguir manter o bom momento do início da temporada  nos tatames 



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar