Últimas Notícias

Nathalie Moellhausen fica em 6ª na etapa da Espanha da Copa do Mundo de Esgrima e encaminha vaga pra Paris

Nathalie Moellhausen é uma das melhores do mundo
Nathalie Moellhausen é uma das melhores do mundo / Foto: Augusto Bizzi


Entre os dias 09 a 11 de fevereiro de 2024 tivemos vários eventos de Copa do Mundo de Esgrima espalhados por todo o globo. Em alguns desses tivemos participação brasileira. Vamos a um breve resumo:

Em Barcelona, na Espanha, seis atletas brasileiras competiram na espada feminina. Entre 310 competidoras, a jovem Gabriela Portugal, de apenas 17 anos, não venceu nenhum duelo nas classificatórias e ficou em 299ª. Maria Rita de Camargo também não venceu nenhum duelo e terminou em 294ª. Marcela Silva venceu apenas um duelo, não sendo o suficiente para passar de fase. Ela concluiu o torneio como 275ª. Maria Carolina Guimarães também venceu apenas uma, terminando em 262ª. A única brasileira a passar da fase classificatória (poules) foi Victoria Vizeu. Ela venceu cinco dos seis duelos e foi direto pras 64-avos de final. Nessa fase Victoria foi eliminada pela sul coreana Sohyeong Park por 15 a 8. O resultado deixou Vizeu como a 102ª colocada. 

A sexta brasileira, Nathalie Moellhausen, já entrou no torneio numa fase mais avançada devido ao seu rank. Primeiramente Nathalie derrotou a israelense Yana Botvinnik por 15 a 10; na fase seguinte a ucraniana Inna Brovko por 15 a 12 e nas oitavas de final passou por Alberta Santuccio, da Itália, pela diferença de um ponto (15 a 14). Nas quartas, Moellhausen foi superada por 11 a 10 pela atleta que viria a ser a campeã, a honconguesa Man Kong. Com esses resultados Nathalie Moellhausen terminou em sexto. A vice campeã foi Sera Song, da Coreia do Sul, enquanto que Renata Miazga, da Polônia, e Eszter Muhari, da Hungria, foram terceiras.

O resultado foi muito importante para Nathalie que pode garantir matematicamente a vaga nas Olimpíadas de Paris no próximo evento de esgrima, que está marcado pra acontecer em Budapeste, na Hungria, entre os dias 8 a 10 de março.

No evento por equipes o Brasil foi eliminado logo no primeiro duelo contra o selecionado canadense por 45 a 31. No ranking foi o 22º a frente de Singapura, Finlândia, Reino Unido e Áustria. Na final a Itália ganhou a Coreia do Sul por 29 a 28 e levou o título. O terceiro lugar ficou com a China ao derrotar os Estados Unidos por 41 a 34 na decisão do terceiro lugar. 

Em Tbilisi, na Geórgia, dois brasileiros competiram no sabre masculino. Enrico Pezzi venceu três dos seis duelos das poules e passou pro mata-mata. Algo similar aconteceu com Henrique Garrigos. Na primeira eliminatória, porém, Pezzi perdeu por 15 a 5 para o japonês Hayato Tsubo. Outro japonês, Kento Yoshida, superou a Henrique Garrigos por 15 a 10. Dessa forma Garrigos foi o 132º e Pezzi ficou exatamente uma posição abaixo. O vencedor foi o húngaro Aron Szilagyi com o iraniano Ali Pakdaman como vice e o georgiano Sandro Bazadze e o italiano Luigi Samele como terceiros.

Em Lima, no Peru, duas brasileiras competiram no sabre feminino. Luana Pekelman venceu apenas um duelo nas poules, não passando de fase. Ela terminou em 125ª das 149 atletas. Já Karina Trois venceu dois duelos nas poules e passou pro mata-mata, sendo eliminada pela estadunidense Jadeyn Williams por 15 a 9. O resultado fez Karina terminar em 110ª. A campeã do torneio foi a ucraniana Olga Kharlan tendo a húngara Sugar Battai como vice e a uzbeque Zaynab Dayibekova e a estadunidense Elizabeth Tartakovsky como terceiras.

Por fim em Turim, na Itália, três brasileiras disputaram o Gran Prix do florete feminino. Carolina Brecheret venceu apenas dois duelos nas poules e não passou de fase, terminando em 152ª entre 191 atletas. Já Mariana Pistoia e Ana Beatriz Bulcao passaram pelas poules, mas foram eliminadas logo no primeiro duelo, Mariana por 15 a 12 pela ucraniana Olga Sopit e Ana Beatriz por 15 a 6 pela romena Malina Calugareanu. Desta forma Mariana foi a 100ª e Ana Beatriz a 131ª. A vencedora foi a estadunidense Lee Kiefer tendo a italiana Martina Favaretto em segundo e a também italiana Arianna Errigo e a alemã Anne Sauer como terceiras.

Já na mesma competição, dessa vez no masculino, Guilherme Toldo passou com facilidade pelas poules com uma pontuação que o permitiu entrar no mata-mata numa fase mais avançada. Ele venceu ao alemão Noah Braun por 15 a 4, mas perdeu logo em seguida por 15 a 7 para o italiano Alessio di Tommaso. Dessa forma Guilherme foi o 68º entre 247 participantes. O brasileiro é outro que pode estar em Paris, pois lidera a corrida pela vaga continental. O vencedor deste Gran Prix foi o honconguês Ka Long Cheung com o tcheco Alexander Choupenitch em segundo e Enzo Lefort, da França, e Nick Itkin, dos Estados Unidos, em terceiros.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar