Últimas Notícias

Em campanha invicta no ISA Games, Gabriel Medina segue dominando e Taina Hinckel conquista vaga para Paris 2024


Em campanha invicta no ISA Games, Gabriel Medina segue dominando e Taina Hinckel conquista vaga para Paris 2024
Foto:Sean Evans/ISA Games



Nesta quinta-feira (29), já na metade do ISA Games 2024, o Brasil continua mostrando a que veio. Gabriel Medina teve a maior soma do dia, e Taina Hinckel conquistou a segunda vaga olímpica no feminino.

Masculino:

Válido pela repescagem, Filipe Toledo foi o responsável por abrir o dia brasileiro na competição e esteve na água duas vezes no dia. Na primeira bateria, mesmo não começando a bateria em ritmo total, Filipinho não decepcionou, somou 11.97 (6.40+5.57) e conquistou a primeira colocação. Na segunda bateria que disputou, o roteiro foi semelhante, agora em uma bateria de três integrantes. Filipe Toledo disputou por baixo a maior parte do período, mas aos minutos finais conquistou a onda que o colocou na primeira colocação e concedeu a vitória da bateria por 13.70 (7.67+6.03) contra 11.73 (6.50+5.23) do espanhol Yago Domingues, que foi o segundo colocado.


Abrindo a competição principal, Gabriel Medina mostrou a que veio e continua dominando a competição. Chocando os adversários, Medina teve um 8.67 logo em sua primeira onda. A seguir, Medina apresentou algumas dificuldades buscando uma segunda nota satisfatória, chegando até os três minutos finais na segunda colocação, abaixo do francês Joan Duru. No entanto, com uma onda escolhida a dedo, Medina mostrou o porquê é tricampeão mundial e conquistou um 8.27, fechando a bateria com o maior somatório do dia: 16.94 (8.67+2.27).


Na competição principal após Medina, foi a vez de Yago Dora. Mesmo com um desempenho satisfatório, Yago terminou a bateria em terceiro e caiu para repescagem. A bateria foi marcada por um embate acirrado entre todos os surfistas, o brasileiro disputou contra o peruano Alonso Correa e contra o espanhol Andy Criere. A liderança da bateria alternou algumas vezes com Yago, inclusive liderando próximo dos minutos finais. No entanto, ao final da bateria, Alonso Correa saiu vitorioso com uma nota 13 (7.00+6.00) contra 11.20 do espanhol, que se classificou na segunda colocação. Dora ficou em terceiro com 10.90 (6.07+4.83) e terá de continuar a competição pela repescagem.

Feminino:

Pela repescagem, Luana Silva abriu o dia do feminino. Assim como Filipe Toledo, Luana foi à água em duas baterias. Durante a primeira bateria, Luana enfrentou uma disputa acirrada contra a portuguesa Francisca Veselko e a israelense Anat Lelior. Ao final da bateria, a brasileira conquistou 11.06 (6.33+4.73) e garantiu a classificação com a segunda colocação, ficando abaixo apenas da israelense (12.63). Em sua segunda bateria no dia, pela quinta rodada da repescagem, Luana encontrou seu último desafio pelo ISA, contra a espanhola Janire Gonzalez-Etxabarri (1º lugar, 12.74), a americana Carissa More (2º lugar, 12.03) e a sul-africana Sarah Baum (3º lugar, 10.40). Luana Silva somou apenas 8.70 (5.53+3.17) e ficou na quarta colocação, sendo eliminada do ISA Games 2024.


Pela competição principal, a primeira representante brasileira no dia foi Tatiana Weston-Webb, seguindo com um desempenho exemplar, Tati não demorou a chegar na primeira colocação, a qual manteve até o final. Tati somou um 11.60 (6.33+5.27) e classificou em primeiro sem grandes dificuldades na bateria.


Na terceira bateria da competição principal, Taina Hinckel comemorou e conquistou a segunda vaga feminina para Paris. A bateria foi uma disputa acirrada do início ao fim. Taina esteve a maior parte do período na segunda colocação, tentando superar a peruana Sol Aguirre. Em dado momento, com um susto aos torcedores próximo aos últimos minutos, Taina caiu para a quarta colocação da bateria. No entanto, com a garra brasileira e um minuto restante, Taina conquistou um 4.97 que a voltou à segunda colocação e, com a soma de 9.14 (4.97+4.17), garantiu a classificação para a próxima fase e a vaga olímpica por entrar no top-12.

Classificação:

No feminino, até então, apenas Tatiana Weston-Webb estava garantida para Paris, classificada pelo Ranking mundial da WSL. Um bom desempenho no ISA Games poderia colocar uma segunda brasileira em Paris, sendo este o caso de Taina Hinckel. No masculino, Filipe Toledo e João Chianca já estão classificados para as Olimpíadas devido ao ranking WSL. No momento, Gabriel Medina e Yago Dora disputam uma terceira vaga extra dada ao surfista de melhor desempenho do país campeão no ISA Games. O mesmo poderia acontecer com Luana Silva caso se mantivesse na competição.

O ISA Games 2024 retorna nesta sexta-feira (01) com competição principal e repescagem.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar