Últimas Notícias

Basquete feminino do Brasil batalha, mas perde para Alemanha e está fora de Paris-2024


Sem vaga olímpica para o basquete feminino . O Brasil enfrentou a Alemanha neste domingo (11) no ginásio Mangueirinho em Belém em um jogo extremamente tenso e definido nos segundos finais, a seleção brasileira perdeu por 73 a 71. Esta é a segunda vez seguida que a vaga via pré-olímpico mundial falha e agora, o planejamento do basquete feminino se volta para Los Angeles-2028

Já Alemanha vai pela primeira a uma olimpíada no basquete feminino. E com o resultado, a Sérvia, tradicional seleção do basquete feminino, também garantiu sua vaga após o fim do jogo.

Damiris foi a principal jogadora brasileira no jogo, com 20 pontos. Kamila Cardoso, que acabou sendo ejetada com cinco faltas, fez um duplo-duplo de 19 pontos e 13 rebotes. Tainá Paixão completou com 18 pontos. Pela Alemanha, Leonie Fiebich marcou 22 pontos e pegou 11 rebotes seguida por Satou Sabally, que mesmo jogando com proteção no ombro lesionado, marcou 20 pontos e também pegou 11 rebotes.


O jogo

As alemãs começaram ligadas no jogo enquanto o Brasil ainda encontrava seu ritmo, com isso, uma corrida de 9 a 0 das germânicas aconteceu e as jogadoras brasileiras tiveram que se virar para entrar no jogo na segunda metade do quarto e a vantagem diminuiu um pouco par ao segundo quarto, com o 19 a 14 para a Alemanha.

E os dez minutos seguintes, a Alemanha soube controlar bem a vantagem e contando com o baixo aproveitamento de arremessos do Brasil, conseguia manter a distância até Tainá Paixão entrar no jogo. A ala-armadora incendiou o jogo, que chegou a ficar empatado. Mas a Alemanha conseguiu evitar a virada brasileira e fechou o primeiro tempo na frente, 39 a 35.

No terceiro quarto, o equilíbrio prevaleceu e apesar de algumas decisões controversas dos juízes, as brasileiras conseguiram se manter no jogo - muito graças a ótima atuação de Kamila Cardoso no quarto -  e manter a vantagem em apenas três pontos para o quarto decisivo - 57 a 54 Alemanha

Já nos dez minutos finais, o Brasil finalmente mostrou consistência ofensiva e após anular as alemãs, conseguiu tomar a frente e abrir quatro pontos de frente. E quando parecia que a vantagem de oito pontos seria possível de ser alcançada, Kamila Cardoso acabou sendo ejetada com cinco faltas. Satou Sabally a provocou e a pivô brasileira acabou empurrando a jogadora, o que deu quatro lances livres para as alemãs. 

Elas tomaram a frente no minuto final e o Brasil se viu tendo usar a arriscada estratégia de tentar levar o jogo na prorrogação. Mas uma bola batida no pé de Tainá a nove segundos do fim, com dois pontos de vantagem, acabou coroando a vitória e a vaga olímpica alemã por 73 a 71


Opals terminam pré-olímpico invictas

A Austrália jogou contra a Sérvia e apesar de já estar classificada, não facilitou para a Sérvia e venceu por 75 a 73. A coletividade ofensiva das Opals foi o destaque, com seis jogadoras com dois dígitos de pontuação, com Mariana Tolo sendo a principal pontuadora com 13 pontos. Do lado sérvio, que depois teve que esperar Brasil e Alemanha para saber se garantiria sua vaga, teve Yvonne Anderson com 20 pontos e Dragana Stankovic fez 16 pontos.


Confira Abaixo todas as seleções classificadas para o torneio olímpico de basquete feminino:

- Austrália

- Alemanha

- Bélgica

- Canadá

- China

- Espanha

- Estados Unidos

- França

- Japão

- Nigéria

- Porto Rico

- Sérvia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar