Últimas Notícias

Alemanha domina a etapa de Sigulda da Copa do Mundo de Bobsled

Pódio do two-woman
Pódio do two-woman / Foto: Laura Lakovica / IBSF


Nos dias 02 a 04 de fevereiro de 2024, em Sigulda, na Letônia, foi realizada a sexta etapa da Copa do Mundo de Bobsled 2023/24. Ao todo serão oito etapas em cada modalidade distribuídas em oito diferentes nações ao redor do globo. O início foi na China, no dia 17 de novembro de 2023 e a conclusão se dará em Lake Placid, Estados Unidos, em 23 de março de 2024. Os atletas somam pontos baseados em sua posição final em cada etapa. Ao fim de todas as etapas vence aquele que tiver a maior pontuação geral. A etapa de Sigulda também foi válida como campeonato europeu. Para tal exclui-se o resultado de atletas dos demais continentes.

Tivemos duas corridas de two-woman (duplas femininas). Na primeira corrida as estadunidenses Love/Jones, cotadas entre favoritas a pódio, sofreram um tombamento e ficaram em último, sequer realizando a segunda descida. Já na segunda descida as alemãs Buckwitz/Mark bateram o recorde da pista (50.71), porém o recorde durou pouco, pois suas compatriotas Kalicki/Fiebig conseguiram abaixar o tempo para 50.66. No final pódio todo alemão, com Kalicki/Fiebig em primeiro, Nolte/Schüssler em segundo e Buckwitz/Mark em terceiro.

A segunda corrida do two-woman, essa válida também como campeonato europeu, já começou com um susto. O segundo trenó a descer, as britânicas Nicoll/Placide, sofreram um acidente a mais de 100km/h e não completaram a descida. Outras a não completar foram Love/Renna, dos Estados Unidos. Kaysha Love desejará esquecer a pista de Sigulda. Também as australianas Walker/Reddingius tombaram seu trenó e terminaram em último. A dupla vencedora foi Nolte/Schuten com 1:41.53 seguido por Kalicki/Galander, ambas alemãs. A dupla suíça Hasler/Morell ficou em terceiro.

Com seis de oito etapas concluídas, Nolte lidera a classificação geral com 1295 pontos, seguida de perto por Kalicki, que agora tem 1248 pontos. Buckwitz, que terminou na quarta posição, fecha o top-3 com 1195 pontos. Dessa forma três pilotos alemãs estão nas três primeiras posições da classificação geral. 

Na traiçoeira pista de Sigulda, a alemã Lisa Buckwitz bateu o recorde de largada na segunda descida (5.55) e saltou duas posições para ficar com o ouro no monobob (individual feminino). Seu tempo somado foi de 1:47.46, mais de dois décimos abaixo que a medalhista de prata, a romena Andreea Grecu. Em terceiro lugar um empate entre a alemã Laura Nolte e a estadunidense Elana Meyers Taylor.

Com seis de oito etapas concluídas, a classificação geral possui Lisa com 1268 pontos, uma boa diferença para a estadunidense Kaysha Love (que hoje foi a quinta) e seus 1188 pontos. Em terceiro a australiana Breeana Walker e seus 1156 pontos. Em uma corrida ruim, como ela mesma descreveu, Breeana foi a nona na etapa de Sigulda.

No two-man (duplas masculinas) a dupla alemã Ammour/Hertel com 1:39.33 foi a mais rápida de todas nas duas descidas. Os suíços Vogt/Michel foram doze centésimos mais lentos e ficaram com a segunda posição. Os também alemães Friedrich/Sommer foram terceiro quinze centésimos atrás dos vencedores. Pela primeira vez no campeonato os alemães Lochner/Fleischhauer ficaram fora do pódio, sendo o quarto.

Mesmo assim, Lochner e sua dupla permanecem em primeiro na classificação geral com 1302 pontos, seguido por Friedrich com 1240 pontos e de Vogt com 1211 pontos. Faltam duas corridas para o fim do campeonato.

Por fim foi realizada outra corrida no two-man, mas não foi válida pra Copa do Mundo, apenas como campeonato europeu. Os letões Cipulis/Miknis bateram o recorde da pista com 49.17, mas tal recorde foi logo superado pelos italianos Baumgartner/Mircea com 49.14. Porém os alemães Ammour/Ammour pulverizaram a marca e baixaram para 48.83. A exibição impressionante os levou do quarto ao primeiro lugar pela diferença de seis centésimos para os suíços Vogt/Michel e sete para os alemães Lochner/Bruckert.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar