Últimas Notícias

Seleção brasileira de basquete feminino é convocada para o Pré Olímpico em Belém

Seleção brasileira de basquete feminino é convocada para o Pré Olímpico em Belém
Foto: Divulgação/FIBA Americas 



A seleção brasileira feminina de basquete foi convocada nesta segunda (8) para a disputa do Pré-Olímpico que será disputado em Belém do Pará, entre os dias 8 e 11 de fevereiro, no Brasil. 

Em três jogos, contra Alemanha, Sérvia e Austrália, a Seleção vai em busca de uma das três vagas do grupo para a disputa da Olimpíada de Paris 2024. 

Todas as partidas no ginásio Mangueirinho terão transmissão ao vivo da ESPN. Ingressos estarão à venda na próxima semana.


O técnico José Neto convocou 15 atletas, que se apresentam no próximo dia 15, em Araraquara, São Paulo, onde iniciam a preparação em parceria com o SESI. O grupo fica na cidade até o dia 2 de fevereiro, quando embarca para Belém do Pará para a reta final do trabalho. A estreia acontece no dia 8 de fevereiro, às 20h, contra a Austrália.


- Vamos para a última competição do processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris e chegamos até aqui com excelência. Campeões Sul-Americanos em 2022, da AmeriCupW em 2023, essas foram as competições que nos classificaram para esta fase. Quero agradecer todo o empenho e disponibilidade de todas as jogadoras e CT que participaram destas competições alem do Pan de Santiago e da etapa de treinamento em Portugal. Vamos para uma competição difícil em que todas as equipes participantes chegam por méritos e não tem nenhuma delas com vantagens. Vamos fazer o nosso melhor e acreditamos que desta forma, poderemos conquistar uma das vagas para Paris. Contamos com o apoio da nossa torcida em Belem do Pará para nos dar força e fazer a diferença - disse o técnico José Neto.


A convocação terá a presença de três atletas da Seleção Brasileira Sub-17, campeãs Sul-Americanas este ano e convidadas para fazer parte do período de treinos como um processo de aclimatação na Seleção adulta, dentro de um projeto maior de intercâmbio: Micaela Cavalcanti, Sther Ubaka e Alexia Dagba.

Como será o Pré-Olímpico

O Brasil será anfitrião de um dos quatro torneios, com sede em Belém, de 8 a 11 de fevereiro. A chave brasileira terá Austrália, Sérvia e Alemanha.

Dentro do regulamento FIBA, o Brasil estreia contra a Austrália, depois encara Sérvia e fecha contra a Alemanha, sempre às 20h, nos dias 8, 10 e 11.

Pelo formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo. Os três melhores se classificam para Paris 2024. Os grupos com França e EUA terão dois classificados mais francesas e americanas, anfitriãs e atuais campeãs mundiais, que já estão classificados para as Olimpíadas, mas mesmo assim jogam os Pré-Olímpicos.

Os jogos acontecerão no Ginásio Guilherme Paraense, mais conhecido como Mangueirinho. O Brasil chega no Pré-Olímpico com moral após o título da AmeriCupW, em julho, no México. A conquista invicta fez a Seleção dar um salto no ranking mundial, voltando ao top 10 com a oitava colocação no geral.

Abaixo segue a convocação: 

Débora Costa - SESI Araraquara
Alana Gonçalo - Sampaio Basquete
Carina Martins - Sampaio Basquete
Tainá Paixão - Samara-RUS
Isabela Ramona - Samara-RUS
Leila Zabani - Ituano
Vitória Marcelino - SESI Araraquara
Emanuely Oliveira - SESI Araraquara
Vanessa Sassá - Sampaio Basquete
Gabriela Sossô - SESI Araraquara
Damiris Dantas - Omanspor-TUR
Érika Souza
Stephanie Soares - Dallas Wings-EUA
Licinara Bispo - Unimed Campinas
Kamilla Soares - South Carolina-EUA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar