Últimas Notícias

Parada das Nações - Antígua e Barbuda



Sigla: ANT

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira participação olímpica: Montreal-1976

A Antígua e Barbuda é uma nação-arquipélago de colonização inglesa no caribe, o país ganhou sua independência do Reino Unido em 1981, e após um período de auto governança de 67 a 81, com a dissolução da Federação das Índias Orientais, estreou nos Jogos Olímpicos de Montreal, Canadá, em 1976 e de Los Angeles-1984 tem participado de todas as edições de olimpíadas.

PARADA DAS NAÇÕES - ANGOLA

Os antiguanos obtiveram seus melhores números nos primeiros anos de participação, apesar de tomar parte do boicote aos jogos de Moscou, Rússia, em 1980, obteve classificações desde então. A sua maior delegação foi em Seul, na Coreia do Sul, em 1988, com 15 esportistas, enquanto apenas 6 atletas viajaram para os jogos de Tóquio em 2020, no Japão.

O esporte-mestre do arquipélago caribenho é o atletismo, com mais da metade dos atletas olímpicos do país sendo do conjunto de modalidades (42/76), é onde se concentram os melhores resultados, com 5° lugar na semifinal dos 200m masculino com Brendan Christian nas Olimpíadas de Pequim, China, em 2008. A 6° posição do revezamento 4x100m masculino em 1984, em Los Angeles, EUA, também iguala como ponto mais alto da nação.

Para Paris 2024, Antígua e Barbuda classificou um atleta na Fórmula Kite, com possibilidades de esportistas no atletismo, boxe e natação.

Esportes fortes

Atletismo - A delegação antiguana sempre está representada na modalidade, até o momento não tem classificados, mas o país recorrentemente avança nas fases com seus atletas e será um país para ficar de olho.

Vela - A grande aposta para a medalha inédita é na Fórmula Kite com Tiger Tyson, o jovem antiguano é uma sensação na modalidade e conseguiu ótimos resultados recentemente, o barco já está classificado para Paris 2024.

Atletas

Tiger Tyson pode surpreender e conquistar a primeira medalha de Antígua e Barbuda (foto: Antigua Yatch club) 


Tiger Tyson (Vela) - O velejador deve ser o convocado na classe Fórmula kite de Antígua e Barbuda em Paris 2024. Vice nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, Chile, o antiguano foi 7° nos jogos olímpicos da juventude em 2018 e tem chances de trazer a primeira medalha do país em olimpíadas

Cejhae Greene (Atletismo) - Bronze no pan de Lima em 2019, o antiguano corre a prova dos 100m e vem crescendo na modalidade, no último Mundial de Atletismo, em Budapeste, Hungria, marcou 10.23 - 0.2 a frente de Paulo André e Felipe Bardi - e correu para 10.13 no Rio 2016, parando na semifinal. O atleta busca classificação para Paris para tentar melhorar seus resultados.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar