Últimas Notícias

Morre aos 92 anos a lenda do futebol, Zagallo

De cadeira de rodas ao lado de Parreira, Zagallo está com a tocha da Rio-2016. Ele está acenando para o público
Foto: Fernando Soutelo/Rio 2016

Morreu na madrugada deste sábado (6), o técnico do esquadrão brasileiro em Atlanta-1996 e um dos maiores atletas e treinadores da história do futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo. Ele faleceu aos 92 anos de falência múltipla de órgãos. O Velho Lobo estava internado desde o dia 26 de dezembro.

Zagallo tem três Copas do Mundo conquistadas, sendo duas como jogador, 1958 e 1962 e uma como técnico, em 1970. Nesta última, ele entrou para história por ter colocado quatro camisas 10 para jogarem junto e encantar todo o mundo com um futebol vistoso. 

Lendário, ele ainda esteve na campanha do tetra em 1994 como coordenador técnico. No início de sua carreira no futebol, ele ainda praticou vôlei e conquistou títulos juvenis no tênis de mesa pelo América-RJ. 

Sua ligação com os Jogos Olímpicos veio em Atlanta, na Olimpíada do centenário, onde ele treinou um time recheado de estrelas como Dida, Roberto Carlos, Bebeto e Ronaldo. Aquela seleção era favorita ao ouro, mas acabou perdendo para Nigéria por 4 a 3 na semifinal e levou o bronze após vencer Portugal por 5 a 0.

Já na Rio-2016, ele emocionou a todos ao carregar a tocha em uma cadeira de rodas. Mesmo debilitado e com dificuldade de locomoção, o ídolo não deixou de participar do revezamento e carregar a chama que carrega os valores do esporte, sempre praticados por ele.

Além disso, ele está no Hall da Fama do COB (Comitê Olímpico do Brasil). Zagallo ainda é ídolo de um dos maiores clubes de esportes olímpicos do país, o Botafogo de Futebol e Regatas.

Comandando a seleção, ele teve 99 vitórias em 135 jogos. Na seleção olímpica, ele venceu 14 em 19. Entre Atlanta-1996 e a Copa de 1998, Zagallo foi eleito o melhor treinador do mundo pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística de Futebol). 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar