Últimas Notícias

Embaixador da Rússia convida Brasil para Jogos do Brics em Kazan

Ronaldo Caldas/ Ministério do esporte


O embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, realizou uma visita ao Ministério do Esporte na última terça-feira (30) para fazer um convite ao país para participar para os Jogos do Brics, que serão em Kazan entre os dias 12 e 23 de junho. O representante ressaltou ainda o interesse de não apenas manter os laços de cooperação já existentes com o Brasil nos esportes, como encontrar nova possibilidades de ampliação em todo âmbito esportivo.

"Viemos convidar nossos parceiros brasileiros para participar este ano dos Jogos dos BRICS e dos Jogos do Futuro, que incluem os esportes cibernéticos. Também queremos reforçar nossa cooperação bilateral e multilateral no domínio desportivo porque compreendemos que a experiência brasileira é muito válida e deve ser muito levada em consideração não apenas no futebol, mas em outras modalidades nas quais podemos competir", avaliou Alexey.

Os Jogos dos BRICS pretendem reunir 50 países entre os fundadores do bloco econômico: Brasil, China, Índia e África do Sul, os novos membros do BRICS+: Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia, além de países que manifestaram desejo de entrada no bloco como Cazaquistão, México, Turquia, Uruguai e outros países convidados

Sobre a ampliação de parcerias e cooperação em todo âmbito esportivo, o embaixador Alexey Labetskiy manifestou o interesse do governo russo em convidar não só as delegações desportivas brasileiras como altos funcionários ligados à gestão do esporte para vivenciar os eventos.

"Como duas potências esportivas, nós vemos e vivemos a atração pelos esportes no país inteiro, seja na ginástica, no skate, no vôlei, esportes onde o Brasil sempre está entre os primeiros. De certa maneira é importante estudar a experiência brasileira para aplicar na Rússia", concluiu Alexey.

Até o momento, o Comitê Olímpico do Brasil não se manifestou sobre uma possível participação do Brasil aos Jogos. Disputado desde 2017, os Jogos do Brics tem como principal incentivador o presidente da Rússia Vladimir Putin. 

Por isso o evento é regularmente apontado pelo COI como uma ferramenta de propaganda política russa. O organismo olímpico recentemente pediu às federações internacionais que boicotassem os Jogos do BRICS e os futuros jogos da Amizade, que serão em Moscou e Ecaterimburgo em 2024.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar