Últimas Notícias

Triatleta Luísa Baptista é transferida para o Hospital das Clínicas em São Paulo

Triatleta Luísa Baptista é transferida para o Hospital das Clínicas em São Paulo
Foto: Agora São Carlos


A triatleta Luísa Baptista foi transferida no começo da madrugada deste dia 25 para o Hospital das Clinicas da USP, localizada em São Paulo.

Baptista estava treinando com sua bicicleta no sábado (23), no distrito Santa Eudóxia, na cidade de São Carlos, quando foi atingida por uma moto, que lhe acertou por trás. O motociclista também ficou ferido e foi socorrido. Ele não tinha habilitação para pilotar motocicleta.

Ainda no dia, ela passou por uma cirurgia para estabilização das fraturas à tarde.

VOTE NO PRÊMIO MELHORES DO ANO DO SURTO OLÍMPICO!

Antes de ser levada para a capital paulista, a triatleta de 29 anos foi submetida a um procedimento chamado circulação extracorpórea, ou ECMO, que usa uma bomba para fazer circular o sangue por um pulmão artificial fora do corpo, regressando depois à corrente sanguínea.

Como o equipamento não estava disponível em São Carlos, o Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo enviou no sábado (24) uma equipe de intensivistas por transporte aéreo para acompanhar o tratamento.

A Santa Casa de São Carlos publicou uma nota na madrugada de domingo: "A Santa Casa de São Carlos recebeu a equipe médica do Hospital das Clínicas da FMUSP na noite do dia 24. A paciente Luísa Baptista, foi submetida a terapia de circulação extracorporea com melhora importante. Após estabilidade, ela foi transferida ao Hospital das Clinicas de São Paulo por transporte aéreo com Suporte intensivo."

Na manhã de Natal, seu irmão Vitor Duarte, afirmou que seu estado continua grave. "A situação da Lu continua muito delicada, permanece em estado grave. Hoje recebemos uma equipe do HC de SP. Foi realizada uma mobilização enorme para trazer de SP p/ São Carlos o que temos de melhor no país para o tratamento.

Através dessa tecnologia foi possível estabilizar e transferir minha irmã para SP, mas a luta ainda é MUITO grande e os próximos capítulos ainda são muito incertos.

Norberto Lopes e todos professores da USP e outros envolvidos, ainda não sabemos como foi realizada a logística. Vocês deram o melhor presente que poderíamos receber nesse Natal. Não tenho palavras para agradecer!! Assim que a poeira abaixar, daremos um jeito de fazer.", disse Vitor nas redes sociais.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar