Últimas Notícias

NBB suspende armador do Minas em 10 jogos por racismo

Matheus Bento/MTC


O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Liga Nacional de Basquete (LNB) suspendeu o armador do Minas Nicolás Copello. O argentino foi acusado de fazer provocações racistas a Matheus Santos, o Buiú, do Cerrado Basquete e ele foi condenado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça”, recebendo a pena máxima de 10 jogos.

Segundo Matheus Santos, a ofensa racista aconteceu nos minutos finais do jogo entre Minas e Cerrado Basquete, quando foi chamado de 'negro de m...'. Ele pediu pediu para a partida ser paralisada e registrou boletim de ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia Civil, em Belo Horizonte e o caso também corre em esfera criminal. 

No julgamento da noite de quinta-feira, o STJD ainda analisou punições a outros atletas e ao Minas. Gemerson Barbosa, do time mineiro, e Italo Honorato, do Cerrado, foram absolvidos pela participação na confusão gerada após denúncia de racismo. 

O argentino também precisará pagar multa de oito mil reais., além do Minas receber uma multa de mil reais por “deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de regulamento de competição”. Em nota, a equipe mineira disse que vai recorrer das decisões.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar