Últimas Notícias

Medalhista de ouro olímpico, Klete Keller é condenado por participação em invasão ao Capitólio

Klete Keller em 2008, durante os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 - Foto: Thomas Kienzle/AP

 

O ex-nadador olímpico dos Estados Unidos, Klete Keller, foi condenado na última semana a 36 meses de liberdade condicional por sua participação na invasão ao Capitólio dos EUA. O medalhista olímpico evitou a detenção após se declarar culpado do crime federal, no entanto, ele ainda foi condenado a seis meses de prisão domiciliar e terá de prestar 10 horas de serviço comunitário todos os meses.

 

Keller, atualmente com 41 anos, duas vezes medalhista de ouro olímpico (2004 e 2008), foi um dos primeiros réus do motim de 6 de janeiro a se declarar culpado do crime federal, sendo visto em vídeos vestindo uma jaqueta da equipe de natação dos Estados Unidos na invasão ao Capitólio, cercado por outros membros do partido pró-Donald Trump.

 

Keller foi indiciado por sete acusações federais nas semanas que se seguiram ao ataque, mas num acordo alcançado com os procuradores ele se declarou culpado de apenas uma única acusação de obstrução do processo eleitoral oficial, que acarreta uma pena máxima de 20 anos de prisão.

 

O Ministério Público Federal pediu 10 meses de prisão. Num memorando de sentença apresentado no mês passado, os promotores argumentaram que as ações de Keller em 6 de janeiro foram “inescrupulosas” e “serão para sempre uma mancha na narrativa deste país”. No entanto, dada a sua extensa cooperação com o governo desde que se entregou e o seu "genuíno" remorso pela sua conduta, pressionaram para que o juiz lhe aplicasse uma pena de prisão muito mais leve.

 

Keller disse ao tribunal que entendia que suas “ações eram criminosas e assumia a responsabilidade” e pediu desculpas aos legisladores e ao povo norte-americano.

 

“Em 6 de janeiro de 2021, entrei ilegalmente no Capitólio dos Estados Unidos e me manifestei sem permissão. Tenho vergonha de admitir que queria interromper e influenciar a certificação da votação do Colégio Eleitoral pelo Congresso. Condeno a violência daquele dia. Estou diante de vocês sentindo-me profundamente envergonhado. Como ex-membro da equipe olímpica de natação dos Estados Unidos, meu comportamento foi um péssimo exemplo para os jovens que me admiravam”, disse ele prometendo “não repetir as ações do passado”.

 

Keller é cinco vezes medalhista olímpico, incluindo a conquista de medalhas de ouro no revezamento estilo livre 4x200 em 2004 e 2008. Ele também conquistou medalhas de bronze individuais nos 400 metros livre em Sidney e em Atenas.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar