Últimas Notícias

No Bola da Vez ESPN, psicóloga do Time Brasil admite: mais da metade dos atletas tem problemas de saúde mental

No Bola da Vez ESPN, psicóloga do Time Brasil admite: mais da metade dos atletas tem problemas de saúde mental
Foto: Reprodução/Instagram


A psicóloga Carla di Pierro é a responsável pela saúde mental do Time Brasil há mais de dez anos. E, no Bola da Vez ESPN deste sábado (18), a profissional falou dos muitos desafios que enfrenta diariamente, com toda a pressão que atletas de alto rendimento sofrem no dia a dia. Na conversa, que irá ao ar às 21h30, Pierro contou até de casos em que pacientes ameaçavam suicídio durante conversas no telefone.

Pietro falou sobre os casos e lamentou o fato de que problemas de saúde mental são mais comuns do que o desejado entre os atletas. E lembrou do incidente de Walewska, do vôlei, que assombrou o mundo do esporte recentemente.

“Na semana que teve o acontecimento da Walewska, me falaram como eu estava, se estava impactada. Eu falei: eu trabalho com isso todos os dias. Eu já fiquei no telefone, o atleta me falando que ia se matar. Eu fiquei no telefone com ele. Então, assim, o meu trabalho não é só a preparação mental de atletas, meu trabalho também é escutar, é cuidar da saúde mental e desse sofrimento que acomete”, contou.

E a profissional do Comitê Olímpico do Brasil foi além. A considerar casos de ansiedade ou de depressão, a maioria dos atletas sofrem com questões mentais. “Se eu for olhar de 100% dos atletas que eu acompanho, 60, 70% têm caso de saúde mental. É mais da metade. É o atleta que está ansioso, é a menina que está bulímica, é o atleta que está em transição, é deprimido, é uma atleta que teve uma questão de pânico...”, completou.

No Comitê Olímpico do Brasil desde 2012, Carla di Pierro é especializada em psicologia no esporte e esteve com o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, e 2020, em Tóquio. Atuou diretamente na equipe de Ana Marcela Cunha, ouro na maratona aquática, e Bruno Fratus, bronze na natação.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar