Últimas Notícias

Encontro de gerações brasileiras: meio século separa atleta mais jovem do mais experiente no Parapan

a paranaense Kauana Beckenkamp, 14, jogadora de badminton, do mais experiente, o arqueiro cearense Eugênio Santana, 64, com raquetes de tênis de mesa
Foto: Divulgação/CPB



Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago promoverá encontro de gerações na delegação brasileira. Cinquenta anos, ou seja, meio século separa a atleta mais jovem, a paranaense Kauana Beckenkamp, 14, jogadora de badminton, do mais experiente, o arqueiro cearense Eugênio Santana, 64.

O Parapan de Santiago será disputado de 17 a 26 de novembro. Para esta edição, a delegação brasileira contará com 324 atletas, de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. São 108 cadeirantes, 79 medalhistas mundiais em 2023 e 51 participantes com até 23 anos de idade.

Kauana faz parte dos 132 atletas que competirão pela primeira vez de uma edição dos Jogos Parapan-Americanos. A mais nova da delegação nasceu com uma má-formação congênita na tíbia (osso da canela) da perna esquerda e precisou fazer uma desarticulação do membro. A paranaense começou no badminton aos 10 anos e, após dois anos de treino, participa de sua primeira competição internacional.

“Estou muito grata por carregar o nome do meu país. Sei que muitos atletas lutam para estar em competições importantes como essa e vou dar o meu melhor. Acredito que o que me trouxe até aqui foi a minha determinação para não desistir”, comentou a jovem.

E no tiro com arco compete o atleta mais velho da delegação. Eugênio iniciou no convencional e migrou para a modalidade paralímpica três anos depois. O cearense carrega diversas conquistas na bagagem, como o ouro nas duplas masculinas no Parapan-Americano da modalidade, que aconteceu ano passado, também na capital chilena.

“Estou muito feliz e continuo treinando para continuar representando o país em competições internacionais”, contou Eugênio, que tem espondilite anquilosante, doença reumática que afeta as articulações.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar