Últimas Notícias

Como surgiram os Jogos Parapan-americanos? história e curiosidades



Cerimônia de encerramento do Parapan de Lima (foto: IPC)



No próximo dia 17 de novembro se inicia mais uma edição de Jogos Parapan-Americanos em Santiago do Chile, a sétima de sua história. Mas a história de uma competição multiesportiva continental para pessoas com deficiência começa muito antes, em 1967 em Winnipeg, Canadá. Lá foi disputada a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos para paraplégicos, com seis países, com a presença do Brasil. Até 1971, era disputado de dois em dois anos, mas depois passou para o intervalo de quatro anos, até 1995. 

Recorte do Diário da Noite sobre a abertura dos Jogos Pan-americanos sobre cadeira de rodas em 2 de dezembro de 1969 (foto: Reprodução Biblioteca Nacional)

Mar del Plata sediou os Jogos Pan-americanos daquele ano,  e também sediou o Pan para para pessoas com deficiências mentais. Já Buenos Aires sediou mais dois eventos para esportistas com deficiências: o Pan para pessoas com cadeiras de rodas e deficientes visuais. A Partir de então, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) resolveu unificar seus Pans e decidiu-se que a primeira edição seria na Cidade do México em 1999.

Em 4 de novembro de 1999, foram abertos oficialmente os primeiros Jogos Parapan-Americanos da história. Aproximadamente 1000 atletas de 18 países - Argentina, Barbados, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Estados Unidos, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela  - competiram em quatro modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa e cadeira de Rodas. 

A competição serviu como um pré olímpico, com todos os medalhistas de ouro garantindo vagas para os Jogos Paralímpicos de Sydney em 2000. O Brasil levou uma delegação de 148 atletas e ficou com a segunda posição no quadro de medalhas, atrás do México.


Basquete em cadeira de rodas no Parapan de 2003

A cidade de Santo Domingo seria a primeira a sediar no mesmo ano uma edição de Pan e Parapan, mas por problemas financeiros, desistiu da competição para pessoas com deficiência. Com isso, Mar Del Plata (ARG) ficou com o evento, que teve a entrada de mais esportes como a Bocha, ciclismo, hipismo, vôlei sentado e tênis e esgrima em cadeira de rodas , além de 28 nações participantes brigando para ficar com as vagas paralímpicas para Atenas-2004 dadas aos medalhistas de ouro. O quadro de medalhas acabou sendo o mesmo, com o México terminando em primeiro, com o Brasil em segundo.


O Parapan de 2007 foi um marco no esporte paralímpico, mudando a competição de patamar. (foto: montagem IPC)

Rio de Janeiro foi a primeira a cidade a receber o Pan e Parapan no mesmo ano em 2007, o que oficializou nas edições seguintes dos Jogos, onde a cidade que recebe o Pan também receberia o Parapan. 

A mudança elevou o patamar dos atletas paralímpicos, que puderam usar as mesmas instalações que foram usadas nos jogos Pan-americanos e como resultado, foram batidos 26 recordes mundiais durante a competição.

No Rio os atletas tiveram, enfim, um revezamento da tocha parapan-americana, que durou apenas um dia mas ficou marcado como o primeiro da história. Outro feito marcante deste Parapan, disputado entre os dias 12 e 19 de agosto, foi o que o Brasil atingiu pela primeira vez o topo do quadro de medalhas, superando o México. Desde então, o primeiro lugar sempre ficou com os brasileiros nos Parapans seguintes.

os Parapans seguintes de Guadalajara, Toronto e Lima quebraram recordes de nações e atletas e em Santiago, a expectativa é que 33 nações participem dos jogos, superando as 30 nações que foram aos Jogos em Lima.

 Cerimônia de abertura do Parapan de Guadalajara em 2011 (Foto: disabiltysports.com.uk)

Curiosidades

- Apenas natação, atletismo e Basquete em cadeira de rodas estiveram em todos os Parapans. O tênis de mesa, outro esporte inaugural, ficou de fora somente da edição de 2003.

- Até o momento, o Brasil já conquistou 1.334 medalhas na história dos Jogos Parapan-Americanos, ocupando o primeiro lugar geral no quadro de medalhas. Outro recorde do Brasil é o medalha sem uma mesma edição, 307 em Lima-2019.

- Em 2005 foi criado o Parapan de Jovens que acontece de quatro em quatro anos, com o Brasil sediando a edição de 2017, na cidade de São Paulo.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar