Últimas Notícias

21 integrantes da delegação de Cuba continuam em Santiago após o Pan; Delegado pede refúgio

Delegação de Cuba na parada das nações do Pan
Foto:JIT Deporte Cubano

Segundo informações do Governo do Chile, 21 integrantes da delegação cubana em Santiago-2023, ainda estão no país após o término do Pan-americano e um delegado pediu refúgio. 

De acordo com a imprensa chilena, sete atletas, sendo seis mulheres, saíram de seus alojamentos na Vila Pan-americana e cortaram a comunicação com as autoridades da delegação. Informações do jornalista cubano Francys Romero, dão conta que as seis atletas são do time feminino de hóquei sobre a grama e teriam abandonado a vila depois da disputa do quinto lugar;

De acordo com o governo chileno, os delegados cubanos entraram com passaportes especiais que devem vencer nos próximos dias. Segundo o vice-ministro do interior, Manuel Monsalve, os sete atletas não pediram refúgio, mas que um pedido foi feito por outra pessoa da delegação.

Em Jogos Pan-americanos, se tornou comum esperar essa notícia. Desde Havana-1991, quase 100 atletas pediram deserção, sendo o de Winnipeg o com o maior número, 13. No Rio-2007, após seis deserções, o Presidente Raul Castro ordenou o retorno de grande parte da delegação no penúltimo dia dos Jogos, o que impediu a seleção de vôlei de subir ao pódio para receber a medalha de bronze no Maracanãzinho, gerando uma cena histórica e vaias do público presente no ginásio.

Cuba terminou o Pan na quinta colocação do quadro geral de medalhas com 69 no total e 30 ouros. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar