![]() |
Foto:JIT Deporte Cubano |
Segundo informações do Governo do Chile, 21 integrantes da delegação cubana em Santiago-2023, ainda estão no país após o término do Pan-americano e um delegado pediu refúgio.
De acordo com a imprensa chilena, sete atletas, sendo seis mulheres, saíram de seus alojamentos na Vila Pan-americana e cortaram a comunicação com as autoridades da delegação. Informações do jornalista cubano Francys Romero, dão conta que as seis atletas são do time feminino de hóquei sobre a grama e teriam abandonado a vila depois da disputa do quinto lugar;
De acordo com o governo chileno, os delegados cubanos entraram com passaportes especiais que devem vencer nos próximos dias. Segundo o vice-ministro do interior, Manuel Monsalve, os sete atletas não pediram refúgio, mas que um pedido foi feito por outra pessoa da delegação.
Em Jogos Pan-americanos, se tornou comum esperar essa notícia. Desde Havana-1991, quase 100 atletas pediram deserção, sendo o de Winnipeg o com o maior número, 13. No Rio-2007, após seis deserções, o Presidente Raul Castro ordenou o retorno de grande parte da delegação no penúltimo dia dos Jogos, o que impediu a seleção de vôlei de subir ao pódio para receber a medalha de bronze no Maracanãzinho, gerando uma cena histórica e vaias do público presente no ginásio.
Cuba terminou o Pan na quinta colocação do quadro geral de medalhas com 69 no total e 30 ouros.
0 Comentários