Últimas Notícias

Putin acusa COI de racismo e usar os Jogos Olímpicos como ferramenta política

Bach e Putin acompanhando Rússia e Estados Unidos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi
Foto: AP/David J. Phillip


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira (19) o Comitê Olímpico Internacional (COI) de racismo e de usar os Jogos Olímpicos como ferramenta política.

Na última semana, o COI suspendeu o Comitê Olímpico da Rússia por reconhecer quatro territórios anexados ilegalmente da Ucrânia como parte de seu comitê.

Durante uma conferência esportiva na cidade de Perm, Putin falou que "Graças a alguns líderes do COI, aprendemos que o convite para os Jogos Olímpicos não é incondicional para os melhores atletas, mas uma espécie de privilégio, que não pode ser conquistado por resultados esportivos, mas por gestos políticos."

SURTE+: GUIA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS

"E os Jogos em si podem ser utilizados como instrumento de pressão política contra pessoas que não tem nada a ver com isso."

"É nojento e de fato racista, discriminação étnica", completou Putin.

A última vez que a Rússia competiu sob a sua bandeira foi nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi. Deste então, problemas como doping e a invasão à Ucrânia impediram os atletas do país de competirem como russos, ou mesmo de competir.

O presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Stanislav Pozdnyakov, disse que a meta é preparar os atletas para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar