Últimas Notícias

Como surgiram os Jogos Pan-americanos? História e curiosidades

 

Foto preto e branco de maratonistas correm em volta do estádio do River Plate durante os jogos Pan-Americanos de 1951
radiografica.ar


Os Jogos Centro- Americanos e do Caribe em 1926 na Cidade Do México trouxeram uma inspiração para os dirigentes de todo continente americano: Porque não fazer uma competição multiesportiva com todos os países das Américas?

A ideia foi tomando forma durante os Jogos Olímpicos de 1932 em Los Angeles, onde os dirigentes dos países conversaram e decidiram que em 1937 eles fariam uma competição em Dallas durante a Exposição Pan-americana que aconteceria naquele ano. Mas com pouca divulgação, escondido em meio a exposição e com baixa adesão de atletas, o evento não contou como oficial e acabou servindo como um teste.

O primeiro congresso Pan-americano realizado em 1940 decidiu que a primeira edição oficial dos Jogos Pan-Americanos seria em 1942 em Buenos Aires, capital da Argentina. Mas a entrada dos países do continente na II Guerra Mundial pouco tempo depois cancelou esta edição. O segundo congresso Pan-americano, realizado durante os Jogos olímpicos de 1948 em Londres decidiu que a primeira edição do Pan aconteceria na Argentina mesmo, mas agora em 1951.

Surte +:GUIA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS

De 25 de fevereiro de 1951, foram abertos os primeiros Jogos Pan- Americanos em uma cerimônia de abertura realizada no estádio do Racing, o El cilindro de Avellaneda. Dezenove nações estiveram na competição e 13 delas nunca faltaram a uma edição de Pan desde então: Argentina, Brasil, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Jamaica, México, Panamá, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Desde então foram 18 edições disputadas initerruptamente, com o Canadá e o México sendo os países que mais sediaram os jogos – Winnipeg, duas vezes em 1967 e 1999 e Toronto 2015 para os canadenses e Cidade do México, duas vezes em 1955 e 1975, e Guadalajara 2011 para os mexicanos. O Brasil sediou duas vezes o Pan, em São Paulo em 1963 e Rio de Janeiro em 2007.

 

Curiosidades

- A Chama pan-americana já teve várias origens. Já chegou a ser acesa em Olimpia na Grécia e em 1963, foi acesa pelos índios guaranis em uma cerimônia em Brasília para a edição de São Paulo. Atualmente, a chama é acesa em uma cerimônia primeiro no Cerro de la Estrella e mais tarde na Pirâmide do Sol nas Pirâmides de Teotihuacán, celebrando a cultura asteca.

A chama pan-americana sendo acesa em uma cerimônia inspirada na cultura asteca (foto: Panam Sports)

- A Panam Sports, responsável pelos jogos Pan-americano,  só foi criada no ano da segunda edição dos Jogos Pan-americanos, na Cidade do México em 1955, com o nome de ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana)

- Até 2007, a bandeira pan-americana era hasteada ao som do hino olímpico. A Partir de 2011, ela passou a ser hasteada ao som de um hino próprio, composto em 2008.

- Desde 2007, a cidade que ganha o direito de organizar o Pan também tem o direito de organizar os Jogos Parapan-americanos, que com a mudança ganhou mais visibilidade. A edição de Santiago do Parapan acontece entre os dias  17 de 26 de novembro

 - Em 1990 foi disputada a primeira e única edição dos Jogos Pan-americanos de inverno em Las Leñas, Argentina. Apenas oito países enviaram atletas e a edição de 1993 em Santiago acabou cancelada quando Estados Unidos e Canadá avisaram que não mandariam atletas.

- Em 2021 teve a primeira edição júnior dos Jogos Pan-americanos em Cali, Colômbia, para atletas até 21 anos, e que distribuiu vagas para o Pan de Santiago. Em 2025 teremos a segunda edição em Assunção, Paraguai.

- A primeira mascote Pan-americana surgiu na edição de San Juan em 1979, com Coqui, um sapo. Além de animais, o Pan já teve como mascote o sol (Cauê na Rio -2007), uma planta (Gavo, um agave em Guadalajara-2011) e uma estátua (Milco em Lima-2019)


O Sapo Coqui foi o primeiro mascote Pan-americano  (foto: Divulgação)


- Os seguintes esportes estiveram em todas as edições de jogos Pan-americanos: Atletismo, Beisebol, Basquete, Boxe, Ciclismo, Futebol, Ginástica artística, Levantamento de pesos, Natação, Polo Aquático, Remo, Saltos Ornamentais, Tiro Esportivo e Wrestling

- O ex-nadador brasileiro Thiago Pereira é o atleta com mais medalhas em Jogos Pan-Americanos: 23, sendo 15 de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. O ex-ginasta cubano Eric Lopez vem em seguida com 22 medalhas, sendo 18 de ouro. Entre as mulheres, a ex-nadadora canadense Joanne Malar tem 19 medalhas em Pan-americanos.

- Somente em duas edições que os Estados unidos não terminaram em primeiro no quadro de medalhas: em 1951 em Buenos Aires e em 1991 em Havana. Em ambas as edições, os estadunidenses foram superados pelos donos da casa, Argentina e Cuba, respectivamente.


Fontes: wikipedia (em inglês), radiografica.ar e livro 'Louco Por ti América' de Guilherme Costa

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar