![]() |
Foto: Maria Sahuquillo/EL PAIS |
A Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira (12) a suspensão do Comitê Olímpico Russo (ROC) por violar integridade do território da Ucrânia.
O motivo da suspensão foi a decisão do ROC de incluir como membros regiões que estão sobre a autoridade do Comitê Olímpico da Ucrânia, no caso as regiões de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia.
De acordo com a entidade, o comitê russo violou a integridade do território do comitê olímpico ucraniano, que é proibido de acordo com a Carta Olímpica.
Assim, as principais consequências são: o Comité Olímpico Russo não tem mais o direito de funcionar como Comité Olímpico Nacional, tal como definido na Carta Olímpica, e não pode receber qualquer financiamento do Movimento Olímpico.
O COI manteve as suas recomendações de 28 de março de 2023, em que se reservará ao direito de decidir sobre a participação de atletas neutros individuais com passaporte russo em Paris 2024 e em Milão/Cortina 2026 no momento apropriado.
Recentemente, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) retirou parcialmente a suspensão da Rússia e de Belarus, permitindo que ambos possam competir com atletas neutros, sob algumas condições a serem anunciadas.
Ainda na declaração, o COI se reservou o direito de tomar outra decisão dependendo do evoluir da situação.
0 Comentários