Últimas Notícias

Brasil fecha etapa mexicana da World Series de natação paralímpica com nove medalhas

Victor Almeida após uma prova de natação paralímpica
Foto: Alessandra Cabral/CPB


A Seleção Brasileira de natação paralímpica que competiu o World Series da modalidade, em Guadalajara, México, encerrou a competição com nove pódios – quatro ouros, uma prata e quatro bronzes (veja mais ao fim do texto). O time brasileiro contou com seis atletas.

O torneio foi realizado entre quinta-feira, 5, e domingo, 8, em piscinas mexicanas. As provas foram multiclasses e a premiação foi feita de acordo com o Índice Técnico da Competição (ITC). Além disso, houve disputas juvenis e adultas.

Alguns atletas participaram de ambas, como foi o caso do paulista Victor dos Santos Almeida, 15, da classe S9 (limitação físico-motora), responsável por duas medalhas de ouro: 400m livre (Júnior) e 100m costas (Adulto). Além dos dois títulos, o brasileiro também conquistou uma prata (100m livre Júnior) e dois bronzes (50m livre Júnior e 100m borboleta Adulto).

Apesar de nadar desde os 3 meses de vida em clubes e academias, Vitinho, como é conhecido, começou na modalidade, visando o alto rendimento, aos 9. Essa virada de chave ocorreu em 2018, quando entrou na Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva do CPB que atende crianças e jovens de 7 a 17 anos em 14 esportes, entre eles, a natação.

Atualmente, ele integra a equipe que treina em outro programa do CPB: o Centro de Referência, que visa aproveitar espaços esportivos em todos os estados do Brasil, com oferta de modalidades desde a base até o alto rendimento.

No mês passado, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, Vitinho atingiu índices para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, que ocorrerão entre os dias 17 e 26 de novembro. A lista dos nadadores brasileiros na competição continental, no entanto, só será confirmada após a convocação oficial, que acontecerá nesta terça-feira, 10.

Outra atleta que começou na Escola Paralímpica de Esportes e conquistou medalhas no World Series do México foi a também paulista Alessandra de Oliveira, 15. A exemplo de Vitinho, ela bateu marcas para o Parapan de Santiago, na capital paulista, em setembro. Em Guadalajara, a nadadora, da classe S5 (limitação físico-motora), foi ouro nos 50m borboleta e 100m peito Júnior.

Por fim, o Brasil ainda subiu ao pódio mais duas vezes, em provas adultas, com Mayara Petzold, da classe S6 (limitação físico-motora). Ela foi bronze nos 50m borboleta e 100m livre.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar