Últimas Notícias

Pré-Olímpico Masculino de Vôlei: Veja o caminho do Brasil até Paris e onde assistir

Seleção masculina comemora ponto durante Sul-Americano (Créditos: Mauricio Val/FVImagem/CBV)


A seleção brasileira masculina de vôlei inicia neste sábado (30) a disputa por uma vaga em Paris 2024, através do Pré-Olímpico da modalidade. A competição que assegura vagas diretas para os Jogos do ano que vem divide os participantes em três grupos, com sedes diferentes, e garante duas equipes por grupo nas próximas olimpíadas. O Brasil joga em casa, com sede no Rio de Janeiro, e estará no Grupo A com estreia marcada contra o Catar, às 10:00 da manhã de sábado.

 

O Pré-olímpico é a primeira etapa de classificação Olímpica da modalidade, dividindo as equipes em três grupos com sedes distintas (Brasil, Japão e China) e assim, definirá as seis primeiras seleções masculinas classificadas para Paris 2024. A França, país-sede, está garantida e outras cinco vagas serão preenchidas pelo ranking, com preferência para continentes que ainda não garantiram classificação.

 

O caminho dos brasileiros no Pré-Olímpico começa contra o Catar, dia 30 de setembro, às 10:00 no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, local da última conquista olímpica da seleção masculina, que venceu a Itália e ficou com o ouro dos Jogos Rio 2016. O Brasil está no Grupo A e terá pela frente sete confrontos para carimbar o passaporte para Paris 2024, encarando a atual campeã mundial Itália, além de Cuba, República Tcheca, Alemanha, Irã, Catar e Ucrânia.

 

O técnico brasileiro Renan Dal Zotto convocou 14 atletas para representarem o país na competição. Com as ausências de Leal e de Felipe Roque, a lista conta com os opostos: Alan e Darlan; os ponteiros: Adriano, Honorato, Lucarelli e o novato Lukas Bergmann; os centrais: Flávio, Judson, Lucão e Otávio; os levantadores: Bruninho e Cachopa; além dos líberos: Maique e Thales.

 

Os brasileiros vivem uma temporada difícil em 2023, com a derrota no Sul-americano, em casa, e um fraco desempenho na Liga das Nações. Apesar disso, o fato de disputar o Pré-Olímpico no Brasil coloca a nossa seleção, juntamente com a Itália, como os favorito às vagas diretas para Paris, tendo como principais adversários Cuba e Irã, que podem surpreender e embolar a disputa. República Tcheca, Alemanha, Catar e Ucrânia chegam ao Rio com poucas chances de brigar pela vaga.

 

Confira as partidas da seleção brasileira no Pré-Olímpico 

30 de setembro (sábado) - Brasil x Catar - 10h - Transmissão Sportv2

01 de outubro (domingo) - Brasil x Tchéquia - 10h - Transmissão Sportv2 e Globo

03 de outubro (terça-feira) - Brasil x Alemanha - 20h30 - Transmissão Sportv2

04 de outubro (quarta-feira) - Brasil x Ucrânia - 20h30 - Transmissão Sportv2

06 de outubro (sexta-feira) - Brasil x Cuba - 10h - Transmissão Sportv2

07 de outubro (sábado) - Brasil x República Islâmica do Irã - 10h - Transmissão Sportv2

08 de outubro (domingo) - Brasil x Itália - 10h - Transmissão Sportv2 e Globo

 

 

Os outros grupos do Pré-Olímpico de vôlei feminino 2023, cada um com oito seleções, são o Grupo B em Tóquio, no Japão, com participação de Japão, Egito, Eslovênia, Estados Unidos, Finlândia, Sérvia, Tunísia e Turquia, além do Grupo C em Xi'an, na China, com China, Argentina, Bélgica, Bulgária, Canadá, México, Países Baixos e Polônia. Todos os confrontos acontecem também entre 30 de setembro e 08 de outubro de 2023.

 

No Grupo B, com sede no Japão, os anfitriões chegam embalados pela boa participação na VNL deste ano e prometem acirrar a disputa por duas vagas com os outros favoritos do grupo: Estados Unidos e Sérvia. Eslovênia e Turquia correm por fora na briga por um lugar em Tóquio, enquanto Egito, Finlândia e Tunísia não devem figurar entre os candidatos a vaga pelo Pré-Olímpico. Devido a diferença de fuso horário, a primeira partida do grupo será no dia 29/09 às 22h, do Brasil.

 

Já no Grupo C, com sede na China, o favoritismo para as duas vagas ficam por conta de Argentina e Polônia. Países Baixos e Canadá são as seleções que podem ameaçar a classificação dos favoritos, enquanto Bélgica, Bulgária, México e o anfitrião China devem ficar longe da briga pelas vagas em Paris. Devido a diferença de fuso horário, a primeira partida do grupo será no dia 29/09 às 22h, do Brasil.  

 

A transmissão do Pré-Olímpico masculino de vôlei 2023 terá o Sportv exibindo todos os jogos do Grupo A, que ocorre no Rio de Janeiro, na TV fechada, enquanto a Rede Globo exibirá algumas partidas na TV aberta, com as transmissões confirmadas de Brasil e República Tcheca (01/10), além do grande duelo entre Brasil e Itália (08/10), ambas partidas nos domingos.


Ao todo, o Sportv confirmou que transmitirá 34 partidas do Pré-Olímpico 2023 (veja a lista com todos os jogos confirmados).

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar